Leitura de 3 min

Renda variável: 3 coisas que você precisa saber

Confira como funcionam a liquidação de operação, o lote padrão de ações e as taxas cobradas por bancos e corretoras

Atualizado em

3 coisas que você precisa saber antes de investir em renda variável
3 coisas que você precisa saber antes de investir em renda variável

Os dados da B3 não deixam dúvidas: nunca houve tantos brasileiros investindo em renda variável. Por isso, separamos três características dessa modalidade de investimento que o investidor novato precisa saber.

Relacionadas:

1. Dinheiro demora 2 dias para cair na conta 

Ao vender um ativo, o dinheiro cai na conta em 2 dias úteis. A liquidação de operações com ações e outros produtos de renda variável negociados na Bolsa ocorre em D+2.  

Vamos a um exemplo prático. O investidor que vender ações na terça-feira, por exemplo, terá acesso ao dinheiro na quinta-feira.

O valor correspondente será debitado (no caso de compra) ou creditado (no caso de venda) em seu saldo de conta corrente. Ficou com dúvida? Todos os detalhes das operações realizadas podem ser checados em sua nota de corretagem, que estará disponível na área de documentos do seu app do C6 Bank .  

2. Lote padrão é de 100 ações 

As ações são negociadas em lotes. Um lote padrão é de 100 ações, ou seja, você consegue comprar 100 e múltiplos de 100.

Quem pretende investir menos do que isso não precisa se preocupar. Também é possível comprar menos ações no chamado mercado fracionário.  

O mercado fracionário é justamente a venda de frações do lote padrão de ações. Desta forma, é possível investir valores menores.

A principal diferença entre o mercado fracionário e o mercado integral é a quantidade de ações que podem ser negociadas em uma transação. Enquanto no fracionário é possível comprar qualquer quantidade entre 1 e 99 ações, no integral, é preciso comprar lotes inteiro. 

Além disso, no mercado fracionário, a liquidez pode ser mais baixa, pois há menor volume de oferta e compra.

Para adquirir ações no mercado fracionário, basta acrescentar a letrar “F” ao fim das letras do ticker. Por exemplo, VALE3 representam os lotes de ações da Vale. Portanto, VALE3F representam as ações fracionárias da empresa. 

3. Taxas de custódia e de corretagem  

As taxas de custódia e corretagem muitas vezes são deixadas de lado no cálculo dos investimentos, principalmente se você é um investidor iniciante. 

A taxa de custódia é um valor que o investidor paga para a corretora ou banco para manter seus investimentos sob custódia daquela instituição, essa remuneração é dada pela manutenção do sistema financeiro e suas respectivas movimentações. 

Já a taxa de corretagem é um valor que pode ser cobrado por bancos ou corretoras para cada operação realizada na Bolsa.

A boa notícia é que no C6 Bank você investe sem pagar tarifas de custódia e corretagem. CDBs, fundos, ações, FIIs, ETFs e BDRs com taxas zero e opções de investimentos a partir de R$ 20 até produtos exclusivos para investidores qualificados. E o melhor: tudo direto no app. 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Onde sacar dinheiro do C6 Bank?