Leitura de 3 min

3 filmes para aprender sobre dinheiro e investimentos

Nosso querido Prof. Liao, aqui do C6 Bank, montou uma lista com 3 ótimos filmes para você aprender mais sobre dinheiro e investimentos!

Atualizado em

homem branco de cabelos longos sentado em um ambiente público, assistindo filmes em um notebook. Ele está sorrindo por estar aprendendo sobre investimentos com as indicações do Prof. Liao.

Aprender a lidar melhor com sua vida financeira não é fácil, mas não precisa ser uma tarefa maçante. É possível fazer isso sem estar, necessariamente, com a cabeça enterrada em livros, muitas vezes de difícil compreensão. Pensando nisso, o Professor Liao, Head de Educação aqui do C6 Bank, separou 3 filmes para aprender sobre dinheiro e investimentos de forma descontraída e divertida. Confira:

Relacionadas:

O Homem que Mudou o Jogo (2011)

Também conhecido por seu título original, “Moneyball”, o filme estrela Brad Pitt como Billy Beane, gerente de um time de beisebol que se vê diante da falta de dinheiro, impedindo-o de fazer grandes contratações.

A partir desse cenário, o gerente opta por um método diferente, utilizando análises geradas por computador para escolher seus jogadores. Não queremos dar spoilers, mas a moral do filme é bastante direta: pouco dinheiro não precisa ser sinônimo de falta de qualidade.

E vale mencionar: o filme é baseado em uma história real, hein? São práticas que podem realmente ser aplicadas na

A Grande Aposta (2015)

Originalmente “The Big Short”, o segundo dos nossos 3 filmes para aprender sobre dinheiro e investimentos, traz um elenco de peso (com o Brad Pitt de novo, aliás) e entra a fundo na crise financeira de 2008, baseando-se mais uma vez em um caso real.

A história gira em torno de Michael Burry, interpretado por Christian Bale, dono de uma empresa de médio porte e que decide investir mais de 1 bilhão de dólares do fundo que coordena, apostando na quebra do sistema imobiliário dos Estados Unidos.

A partir daí, outros personagens se envolvem na trama, como um corretor que percebe a oportunidade e passa a vendê-la a seus clientes, um dos quais é o dono de uma corretora que passa pro dificuldades desde o suicídio do irmão. Ao mesmo tempo, dois iniciantes na bolsa de valores percebem que podem ganhar muito dinheiro ao apostar na crise, levando a história a se desenrolar sob diferentes perspectivas.

Um diferencial do filme é a quebra da quarta parede. Diversos personagens ao longo do filme abordam diretamente a audiência, e em alguns momentos esse recurso é utilizado até mesmo para explicar conceitos econômicos para o telespectador. Razões não faltam para considerar este um dos melhores filmes para aprender sobre dinheiro e investimentos.

O Jogo do Dinheiro (2016)

Apesar de não ter o Brad Pitt, este é mais um filme que aborda o tema de maneira fascinante, e bastante diferente. Optando por um estilo mais de suspense, o filme conta a história de Lee Gates, famoso apresentador de TV interpretado por George Clooney, que dá dicas do mercado financeiro.

No entanto, um dia um desconhecido invade os estúdios e, armado, obriga Lee a vestir um colete de explosivos e a continuar a transmissão. Caso contrário, todos no estúdio morrerão.

É um filme com uma situação menos cotidiana, com certeza, mas serve um propósito muito importante: mostrar como não podemos acreditar em todos os conselhos que vemos por aí. Nunca se sabe quais as influências por trás das personalidades que escutamos.

Esses são os 3 filmes para aprender sobre dinheiro e investimentos que o Prof. Liao recomenda. Gostou? Acompanhe nosso blog e nossas redes sociais para ver mais dicas e outros conteúdos!

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como aumentar o meu limite do cartão C6 Bank?