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6 recursos de segurança que o C6 Bank usa para proteger o cliente

Biometria facial, bloqueio de cartão e ativação de dispositivo seguro são apenas algumas das medidas de segurança adotadas pelo C6 Bank


Foto das mãos de uma pessoa branca mexendo no celular e digitando em um notebook. No centro da tela, existe a inserção gráfica de um cadeado rodeado de ícone de busca, carrinho de supermercado, sinal da rede wi-fi, cartão de crédito, rede global, dinheiro e de email.

O C6 Bank, banco para pessoas físicas e jurídicas que já tem mais de 12 milhões de clientes, investe constantemente na segurança de seu aplicativo. Desde a fundação do banco, a equipe de segurança da instituição participa de todas as etapas de desenvolvimento de cada produto e funcionalidade inseridos no app, da concepção à entrega. Toda atualização do aplicativo contempla avaliação rigorosa do ponto de vista da segurança e há um time de profissionais especializados trabalhando 24 horas por dia, todos os dias da semana, para garantir que todas as portas estejam fechadas.

Confira a seguir algumas das medidas de segurança utilizadas pelo C6 Bank para proteger seus clientes:

Biometria facial para abertura de conta

A biometria facial, tecnologia que usa a câmera do celular para fazer o reconhecimento da face do usuário, é usada no aplicativo da instituição financeira para comprovar a autenticidade do dono da conta. Já no processo de abertura de conta, o banco solicita que a pessoa cadastre seu rosto, escaneie seu documento e forneça alguns outros dados pessoais. A partir do cruzamento dessas informações, o banco confere se o cliente é ele mesmo. Caso a confirmação não aconteça automaticamente, emite-se um sinal de alerta e o processo de abertura de conta é interrompido até que a inconsistência seja checada.

Além disso, no C6 Bank, a biometria facial é acompanhada do recurso liveness (prova de vida), o que permite à instituição entender se a pessoa que está solicitando a abertura da conta é mesmo uma pessoa viva segurando o celular, e não uma foto, por exemplo.

Bloqueio automático de aparelho na central de atendimento

Em caso de roubo ou perda do aparelho celular com o aplicativo do C6 Bank instalado, também é possível bloquear o aplicativo do banco de forma muito fácil. Ao ligar para a central de atendimento da instituição (no número 3003 6116, para capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 660 6116, para demais localidades), o cliente é convidado a digitar o seu CPF e a senha de seis dígitos que ele utilizava para acessar o app. Após fazer isso, o cliente ouvirá o seguinte: “caso seu celular ou cartão do C6 tenha sido perdido ou roubado, digite 5”.

Após digitar 5, o aplicativo e o cartão serão bloqueados imediatamente e a ligação será redirecionada para um atendente humano.

Ativação de dispositivo seguro

O banco também impõe barreiras de segurança para impedir que um terceiro consiga acessar a conta do cliente. Por meio de um processo chamado ativação de dispositivo seguro, o banco pede que o cliente digite a senha de acesso de seis dígitos e faça um reconhecimento facial sempre que acessar o app do banco pela primeira vez com um celular novo. Caso a face do usuário corresponda à cadastrada na abertura de conta e ele digite a senha corretamente, ocorre a instalação de um token no aparelho. Apenas com esse token instalado e verificado, é possível realizar transações financeiras, por exemplo.

Ao fazer isso, o banco entende que o cliente trocou de aparelho, valida um token no novo dispositivo e desabilita o antigo, impedindo que um estranho com acesso ao aparelho anterior consiga utilizar aquela conta sem a senha e a biometria facial do cliente. A partir do segundo acesso, a biometria facial já não é mais necessária. Basta o cliente digitar a senha de seis dígitos e o próprio aplicativo se encarrega de verificar o token do aparelho celular.

Gestor de limite Pix em D+1

Outro recurso de segurança oferecido pelo C6 Bank é o gestor de limite Pix em D+1. Com ele, caso seja solicitado o aumento do limite do valor do Pix que o cliente deseja transferir, a ação só é realizada pelo banco 24 horas depois. Nas sextas, sábados ou vésperas de feriado, o aumento ocorre apenas às 10h do próximo dia útil.

A medida de segurança, tornada obrigatória pelo Banco Central para todas as instituições financeiras, tem o objetivo de desestimular situação de crime ou violência que envolva o Pix. Dessa forma, o cliente pode deixar seu limite baixo para transações do dia a dia e alterar com antecedência o limite quando for fazer transações mais altas, mantendo-se seguro enquanto isso. Para tanto, basta ir até a seção “Pix” e selecionar “Meus limites Pix”.

Bloqueio e desbloqueio de cartão no próprio app

Já no caso de perda ou roubo do cartão de crédito, o C6 Bank também permite que o cliente bloqueie o cartão para uso no próprio aplicativo do banco. Basta ir até a seção “Cartões” no app e ativar o modo “bloqueado” no campo que vem logo abaixo da imagem dos cartões, ao lado do cadeado. Mais tarde, se o cliente encontrar ou recuperar o cartão, por exemplo, e desejar desbloqueá-lo novamente, basta acessar a mesma seção e fazer o desbloqueio ali mesmo, na hora.

Cartão virtual para compras online

Os clientes do C6 Bank também podem fazer suas compras online utilizando o cartão virtual, que oferece mais facilidade e segurança. Com ele, o cliente pode fazer compras online mesmo sem estar com o cartão de plástico na hora da operação e sem ter deixado suas informações de pagamento salvas no aplicativo ou site. Além disso, o código de segurança do cartão virtual é atualizado periodicamente pelo C6 Bank, impedindo que um criminoso que obtenha os dados do cartão consiga utilizá-lo após esse prazo.

Para criar um cartão virtual, basta ir até a seção “Cartões” no app do C6 Bank e tocar em “Cartão Virtual”. Lá o usuário também encontra um tutorial com todos os detalhes da utilização do cartão, que registra os gastos na mesma fatura e utiliza o mesmo limite do cartão físico do cliente.