• Início
  • Press
  • 68% dos brasileiros mudaram comportamento para se proteger de golpes digitais, aponta pesquisa C6 Bank/Ipec

Leitura de 4 min

68% dos brasileiros mudaram comportamento para se proteger de golpes digitais, aponta pesquisa C6 Bank/Ipec

Levantamento mostrou que a maioria dos entrevistados está mais cuidadosa com links recebidos por e-mail ou redes sociais e 24% apagaram senhas guardadas no celular

Atualizado em

Cartilha de segurança do C6 Bank dá dicas de uso da internet, PIx e cartões

Uma pesquisa inédita realizada pelo C6 Bank em parceria com o Ipec revelou que quase sete em cada 10 brasileiros mudou pelo menos um comportamento em relação às transações na internet e redes sociais para se proteger contra golpes. Entre as mudanças mais comuns adotadas por esse grupo, o cuidado com links recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais aparece em primeiro lugar: 83% passaram a abrir apenas links confiáveis. 

No que se refere a transações financeiras, entre os entrevistados que afirmaram ter mudado o comportamento, 38% passaram a configurar limites para transações bancárias, como o Pix em horário noturno. Para tornar o acesso às contas e perfis mais seguro, 35% relatam ter apagado senhas armazenadas no bloco de notas do celular ou em conversas como as do WhatsApp, e 48% alteraram suas senhas para torná-las mais fortes, combinando letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números, por exemplo.  

Relacionadas:

Para o head de cibersegurança do C6 Bank, José Luiz Santana, a pesquisa sugere que o letramento digital está avançando no país, o que é crucial para a proteção das informações pessoais e financeiras. “O letramento digital é a capacidade de uma pessoa usar tecnologias e seus recursos com consciência. Com esse olhar cuidadoso, ela não só compreende os riscos de exposição na internet, como também consegue identificar informações falsas, principalmente as que possam induzir a golpes.” 

Segundo ele, o primeiro passo para se blindar de golpes digitais é entender a importância de cuidar das senhas, já que elas são a primeira camada de proteção de informações pessoais e financeiras.

“Compartilhar ou anotar qualquer senha ou repetir a mesma combinação para diferentes serviços são práticas comuns que devem ser abandonadas”, afirma Santana. 

Quando se trata de golpes financeiros, a pesquisa revelou que os brasileiros estão cada vez mais atentos às táticas dos golpistas. Segundo o levantamento, 90% dos entrevistados sabem que um banco não pode enviar um motoboy em casa para retirar seu cartão de crédito, e 93% afirmam saber que não é permitido que um representante do banco ligue pedindo a senha da conta ou do cartão. 

Ainda assim, o levantamento mostrou que uma parcela significativa dos entrevistados desconhece informações que poderiam poupá-los de golpes. Ao serem questionados se o representante de um banco ou outra instituição financeira pode ligar para o seu telefone e perguntar o código que foi enviado por mensagem de texto ou e-mail, 17% acreditam que sim ou não souberam responder. Outros 58% não sabem reconhecer um boleto falso, golpe ainda comum no país. Em um boleto bancário, os três primeiros dígitos representam o número do banco e os últimos, o valor a ser pago. 

O especialista em cibersegurança do C6 Bank reforça a importância de as pessoas desenvolverem habilidades de letramento digital para se protegerem.

“É preciso ter muito cuidado com interações online, porque o suposto anonimato da internet propicia a ação de criminosos. Antes de trocar informações com um contato virtual, por exemplo, é fundamental se certificar de que essa pessoa existe e é quem diz ser.” 

A pesquisa do C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 7 e 16 de fevereiro, com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Foram entrevistadas 2 mil pessoas das classes ABC, com acesso à internet e maiores de 16 anos.

pesquisa foi feita com 2000 brasileiros entre os dias 7 e 16 de fevereiro, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Este é um texto de divulgação para jornalistas. As informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank referem-se às condições existentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.