Guia do Investidor

A diferença entre CDB, CDI, taxa DI e Selic

CDB? CDI? Taxa DI? Selic? Entenda todos esses termos para não ter mais dúvidas


Entenda a diferença entre CDB, CDI, taxa DI e Selic

Ao entrar no mundo dos investimentos, é comum que muitas pessoas se sintam desnorteadas pela quantidade de siglas e termos técnicos encontrados. Afinal, qual a diferença entre CDB, CDI, taxa DI e Selic? Do que sequer se tratam? Vamos explicar tudo a seguir. Confira:

Relacionadas:

O que é CDB?

Para começar, você precisa entender o que é um CDB. Esta sigla significa Certificado de Depósito Bancário, sendo que tal certificado é emitido quando você empresta dinheiro a um banco.

O CDB, portanto, é como um comprovante de investimento naquele banco. CDBs podem ser emitidos para pessoas físicas e empresas que não atuam no ramo financeiro.

CDI

O CDI parte da mesma ideia do CDB, com a diferença de que é emitido quando um banco capta dinheiro de outro banco. A sigla, nesse caso, significa Certificado de Depósito Interfinanceiro.

Vale notar que o CDI também é um produto, um título de crédito. É bastante comum, entre bancos, emprestar ou tomar emprestado pelo prazo de um dia útil.

Taxa DI

Trata-se da taxa média de tais CDIs emitidos por um dia útil. Essa taxa é divulgada todos os dias, e se refere à média dos CDIs emprestados entre os bancos. A grande importância da taxa DI vem do fato de ela agir como base de diversos produtos financeiros.

Quando um banco empresta para outro banco e recebe um CDI, esse empréstimo é concedido sem garantia. No entanto, às vezes, o banco que está emprestando o dinheiro não quer emprestar sem garantia. Por isso, é muito mais comum nesse mercado os bancos emprestarem dinheiro entre si com garantia de títulos públicos.

Esse negócio feito entre dois bancos é conhecido como operação compromissada. Tais negociações, por sua vez, são registradas na Selic.

Taxa Selic

É a taxa de juros desses empréstimos garantidos por títulos públicos. A taxa Selic é regulada pelo Banco Central e serve para balizar as operações compromissadas.

Hoje, com menos operações de CDI e mais operações de Selic, a taxa DI é igual à taxa Selic, atualmente. Um ponto que pode gerar confusão é o tratamento dado à taxa DI na esfera pública: no mercado, na mídia ou em jornais é muito comum as pessoas se referirem à taxa DI como CDI. Nesse caso, são a mesma coisa.

Para finalizar, vamos amarrar tudo isso: você pode adquirir um CDB, que é um Certificado de Depósito Bancário, que renda um percentual da taxa DI, e a taxa DI vem das negociações de CDI que existem no mercado. O CDI é o Certificado de Depósito Interfinanceiro, que são empréstimos que os bancos fazem entre si. Atualmente, por terem poucos CDIs, a taxa DI é equivalente à taxa Selic, que é a taxa média das operações em que os bancos emprestam dinheiro entre si com garantia de títulos públicos.

Deu para pegar tudo? Não é fácil, mas esperamos que tenha entendido a diferença entre CDB, CDI, taxa DI e Selic.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O que são contratos futuros? Confira 4 pontos para ficar de olho na hora de negociar