Leitura de 8 min

A diferença entre CDB, taxa DI, CDI e Selic

CDB, CDI, taxa DI e Selic são conceitos que se relacionam diretamente entre si e que interferem no seu bolso de diferentes maneiras

Atualizado em

mulher negra sentada diante de laptop segura celular nas mãos e pesquisa qual a diferença entre selic e cdi
Saber diferenciar e relacionar esses conceitos trará uma maior compreensão sobre o mundo dos investimentos

A diferença entre CDB, CDI, taxa DI e Selic pode não estar muito nítida para novos investidores. Com isso, essa quantidade de siglas e nomenclaturas pode fazer investidores se sentirem confusos ou desmotivados.

Mas entender o funcionamento de cada um desses termos é um processo essencial, que deve ser feito antes de você realizar aplicações em uma instituição financeira. Isso porque são itens determinantes para compreender a rentabilidade e demais características de alguns ativos.

Pensando nisso, queremos tirar todas as dúvidas a respeito desse tema, diferenciando cada um dos termos. Ao longo da matéria, você vai encontrar respostas para as seguintes perguntas:

  • Taxa DI: o que é e como funciona?
  • O que é CDB?
  • O que é taxa Selic?
  • Qual a diferença entre Selic e CDI?
  • Qual a principal diferença entre CDB e CDI?
  • Qual a importância de conhecer os conceitos do mercado financeiro?

Está começando no mundo dos investimentos? Então aproveite para conhecer mais sobre os seguintes assuntos:

Taxa DI: o que é e como funciona?

A taxa DI é a média dos juros dos empréstimos que bancos fazem entre si diariamente, por isso leva o nome de Depósitos Interbancários. Em outras palavras, é a remuneração paga pelas instituições que estão tomando o crédito para os bancos credores.

Seu cálculo é feito pela Bolsa de Valores Brasileira (B3), que é responsável por mediar as negociações entre bancos. Por estar a frente dessas operações, a empresa consegue elaborar a média a partir dos dados de cobrança registrados.

Ela é divulgada todos os dias e tem grande importância em função de servir como referência para muitos investimentos de renda fixa, como é o caso de alguns Certificados de Depósito Bancário (CDBs) e Letras de Crédito Imobiliário (LCI) ou do Agronegócio (LCA).

Para exemplificar imagine um CDB que oferece um rendimento de 105% do CDI ao ano. Nesse caso, considerando uma taxa DI de 13,65% ao ano, o ganho bruto desse investimento corresponde a 15,76% ao ano, de acordo com o cálculo abaixo:

13,65 (taxa do CDI) x 1,10 (105 / 100) = 15,76%

Vale lembrar que só é possível saber qual o ganho real depois do prazo de vencimento do investimento, pois a taxa DI costuma variar durante o período em que o dinheiro está aplicado.

O que é CDI?

O Certificado de Depósito Interbancário (ou Interfinanceiro) é um título emitido como garantia dos empréstimos que mencionamos no tópico anterior. No caso, é a partir das emissões de CDI, operacionalizadas pela B3, que é possível realizar o cálculo da taxa DI.

Essa movimentação geralmente acontece porque, por regulamentação do Banco Central, os bancos não podem encerrar o dia com o caixa negativo. Então, quando saques e empréstimos superam o total de investimentos e depósitos, as instituições financeiras que se encontram nessa situação costumam recorrer aos bancos que estão com caixa superavitário.

O que é taxa Selic?

A Selic, por sua vez, é a taxa básica de juros do Brasil. Definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) em reuniões a cada 45 dias, ela tem como objetivo servir de referência e influenciar as demais taxas de juros praticadas no mercado, por bancos e outras instituições financeiras.

Adicionalmente, também desempenha um relevante papel no que diz respeito ao combate à inflação. Isso porque quando há aumento da taxa – e consequentemente dos juros – o consumo tende a ser desincentivado. Da mesma forma, reduções da Selic podem ocasionar uma aceleração da economia que, caso não tenha a demanda atendida, corre o risco de gerar aumento nos preços.

Como resultado, a Selic é a base para muitas decisões tomadas pelo sistema financeiro e impacta o bolso de muitos brasileiros. É possível percebê-la de forma concreta de diferentes maneiras, especialmente na tomada de crédito, que passa a ser um processo mais caro com a alta nessa taxa ou mais acessível em momentos de recuo.

O que é CDB e como ele funciona?

CDB, por sua vez, significa Certificado de Depósito Bancário. É um título de renda fixa com funcionamento extremamente similar ao CDI, sendo mais conhecido pelo público geral em função de sua acessibilidade e grande popularidade.

O funcionamento de um CDB se dá da seguinte forma: ao comprar papel, você faz um empréstimo para um banco por determinado período. Em troca, recebe um título privado.

Durante o prazo estabelecido, a instituição tem o direito de usar seu dinheiro. Na hora de fazer a devolução do valor emprestado, o pagamento é feito com acréscimo de juros.

Os CDBs podem apresentar vários tipos de rentabilidade. As mais comuns são:

  • Prefixada: nesse caso, você sabe exatamente quanto vai resgatar ao final do prazo estabelecido, desde antes de o investimento ser feito;
  • Pósfixada: já nessa modalidade, a rentabilidade é atrelada a um indexador, sendo o mais comum o próprio CDI. Isso permite que o investidor tenha uma noção de quanto seu dinheiro renderá, mas não o valor exato, pois o indexador pode variar no dia a dia;
  • Atrelada ao IPCA: é uma alternativa para quem deseja garantir que rentabilidade real, de forma que os ganhos não sejam superados pela inflação. Nesses casos, a taxa é uma soma do IPCA com a rentabilidade fixa oferecida pelo título.

Por apresentar baixo risco, ele é um dos investimentos favoritos de quem está começando a investir. Do mesmo modo, conta com a proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). De acordo com pesquisa C6 Bank/Ipec, o CDB já é o segundo produto preferido por brasileiros das classes A e B.

Ponto de atenção para investir em CDB

No entanto, vale ressaltar que na hora de resgatar o dinheiro investido, a alíquota de Imposto de Renda e demais taxas são cobradas. Para entender o funcionamento desse título de renda fixa de forma mais aprofundada, recomendados a leitura dos seguintes conteúdos:

  1. CDB pré ou pós-fixado? Qual o melhor?
  2. Resgate antecipado de investimentos: quais as consequências?

Qual a diferença entre Selic e CDI?

A diferença entre essas duas taxas, bastante populares no universo da renda fixa, vem do propósito a que cada uma serve. Enquanto a taxa DI exerce um papel de benchmark para uma série de produtos como letras de crédito e CDBs, bem como de indicador de desempenho, a Selic está muito mais ligada a um sentido de controle da política monetária e dos índices inflacionários do País.

Muitas pessoas confundem os dois conceitos, em função do fato de ambas geralmente apresentarem um percentual muito próximo. Adicionalmente, a Selic também é usada como baliza na determinação do rendimento de certos investimentos, como é o caso do título Tesouro Selic do Tesouro Direto.

Qual a principal diferença entre CDB e CDI?

A primeira e principal diferença entre CDB e CDI é que, enquanto o primeiro está disponível para aquisição pelo público geral, o segundo é reservado para transações entre instituições financeiras. Existem, inclusive, muitos CDBs com rentabilidade atrelada ao CDI, mas isso não é obrigatório.

No caso de você estar pensando na diferença entre o CDB e a taxa DI, então a resposta é que enquanto um é um ativo de renda fixa, o outro é uma taxa responsável por determinar os rendimentos de acordo com os valores aplicados.

Qual a importância de conhecer os conceitos do mercado financeiro?

É de extrema importância ter conhecimentos de mercado financeiro antes de começar a aplicar seu dinheiro. Isso se deve ao fato de que todos os termos abordados nesta matéria interferem de alguma forma com a sua vida financeira, especialmente como investidor.

Os CDBs são produtos bastante populares nos quais você pode investir, o CDI e a taxa DI podem ter interferência direta sobre os rendimentos apresentados pelos CDBs e outros ativos de renda fixa e a taxa Selic desempenha um crucial papel na regulagem dos juros e da inflação no Brasil.

Sem ter consciência de como esses elementos funcionam e interagem entre si, é possível que você acabe não tomando decisões tão boas quanto poderia. Além disso, é uma forma de entender como funciona a rentabilidade de parte de suas aplicações, o que dá mais margem para o estabelecimento de um bom planejamento financeiro.

Para finalizar, vamos amarrar tudo isso: você pode adquirir um CDB, que é um Certificado de Depósito Bancário, que renda um percentual da taxa DI, e a taxa DI vem das negociações de CDI que existem no mercado. O CDI é o Certificado de Depósito Interbancário, que são empréstimos que os bancos fazem entre si. Atualmente, a taxa DI é muito próxima à taxa Selic, que é a taxa básica de juros do Brasil, usada para controle da política monetária.

Deu para pegar tudo? Pode parecer difícil, mas esperamos que tenha entendido o que é taxa DI, CDI, CDB e taxa Selic, bem como o funcionamento a diferença entre cada um desses conceitos.

Quer ler mais textos como esse? Então não deixe de conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.