Guia do Investidor

Ação ordinária: o que é importante saber?

Antes de começar a investir em ações é importante entender o que são ações ordinárias


Mulher em pé em uma sala de estar | ação ordinária
Entenda os conceitos básicos sobre ações ordinárias.

Ação ordinária é um termo bastante comum para aqueles que investem na bolsa de valores. Entretanto, se você não está familiarizado com o universo das empresas de capital aberto, é possível que não conheça os diferentes tipos de ações disponíveis no mercado.

Antes de tudo, é importante que você esteja ciente de que o universo de ações é grande. O que quer dizer que, antes de começar a investir, é essencial que você conheça os pequenos detalhes.

Hoje, você vai aprender o que é uma ação ordinária e se ela se aplica aos seus objetivos de investimento com renda variável.

Relacionadas:

O que é ação ordinária?

A ação ordinária concede ao acionista o voto nas assembleias. O que é visto com um ponto positivo para investidores que desejam participar de forma mais estratégica das decisões da empresa.

É possível que você também encontre pessoas se referindo a ação ordinária com a sigla ON. Esse tipo de ação é marcada por apresentar o dígito “3” no final do seu ticker. Um bom exemplo é a ação da Petrobras, PETR3.

Outro ponto que desperta interesse é o direito de tag along. Por legislação ele é assegurado a todas as ações que são ON, independente do segmento em que a empresa é listada na bolsa. Ou seja, caso a empresa mude de controlador, o acionista minoritário tem uma garantia de valor mínimo.

Vantagens das ações ordinárias:

  • Voto nas assembleias de acionistas
  • Tag along

Em qual tipo ação investir?

O mundo dos investimentos de renda variável conta com diferentes tipos de ações. Ações preferenciais são um outro exemplo do que você pode encontrar. Inclusive, é possível que uma sociedade anônima opte por dividir as suas ações em diferentes modalidades, novamente a Petrobras é um bom exemplo.

Para entender qual a melhor ação para você é importante compreender quais são os seus objetivos. Se você deseja participar ativamente da gestão, por exemplo, é possível que as ações ordinárias se adequem ao seu perfil.

Mas, antes de tomar uma decisão, é importante conhecer a volatilidade do mercado, e quais as principais diferenças entre os tipos de ações. Assim, você consegue garantir que fez uma boa escolha.

Lembrando que se você está começando a investir, o seu voto pode ser diminuído por grandes investidores, que contam com várias ações na mesma empresa.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como investir em dólar e ouro com o C6 TechInvest