Leitura de 6 min

Ações ordinárias e preferenciais: entenda a diferença

Entre outras diferenças, as ações ordinárias dão ao investidor o direito a voto, e podem ser mais interessantes a longo prazo

Atualizado em

gráfico de linha com oscilações ilustrando a diferença entre ações ordinárias e preferenciais
As ações preferenciais costumam apresentar maior liquidez, entre outras diferenças

Conhecer a diferença entre ações ordinárias e preferenciais tem uma importância que não é apenas conceitual: a escolha entre os dois tipos de papéis reflete diretamente a sua estratégia de investimentos, e servem propósitos bastante distintos. Enquanto uma tem foco maior no papel do acionista dentro da empresa, a outra é voltada a quem deseja ser priorizado no recebimento dos lucros.

Para explicar melhor ambos os conceitos, tirar dúvidas e ajudar você a entender como usá-los a seu favor, o C6 Bank preparou este post. Nele, você aprenderá:

  • O que é uma ação?
  • O que são ações ordinárias?
  • O que são ações preferenciais?
  • Qual a diferença entre ação ordinária ou preferencial?
  • Como escolher entre ações ordinárias e preferenciais?
  • Como investir nos diferentes tipos de ações?

Tem interesse em ações? Então não deixe de ler também os seguintes conteúdos relacionados:

O que é uma ação?

Uma ação é a menor parte do capital social de uma empresa de capital aberto. Se você pensar nesse capital como uma pizza, cada ação é uma pequena fatia que compõe o todo. Esses pedacinhos, por sua vez, podem ser negociados em uma bolsa de valores, e suas cotações perdem ou ganham valor a partir de uma grande variedade de fatores.

A emissão de ações por parte das companhias tem como principal objetivo a arrecadação de dinheiro, de forma a expandir suas operações.

Ações, também chamadas de papéis, se dividem em duas categorias: ordinárias e preferenciais. A seguir, falaremos de forma mais aprofundada sobre cada uma delas.

O que são ações ordinárias?

As ações ordinárias são a modalidade que permite ao acionista participar e votar nas assembleias da empresa. Isso quer dizer que esse tipo de ação possibilita um maior controle sobre a companhia, além de proporcionar maior influência em decisões, por exemplo.

Na B3, é possível identificar as ações ordinárias através do dígito 3 ao final do ticker, o código de identificação dos ativos listados em bolsa.

Vale notar: para acionistas minoritários, os grandes investidores é que costumam ter poder de influenciar decisões nas companhias a partir de seu voto, uma vez que contam com grandes porções dos papéis da mesma corporação.

Para que esse grupo de sócios não saia tão prejudicado, no entanto, existe o tag along. Esse mecanismo é utilizado para garantir segurança para os acionistas minoritários de uma empresa, na medida em que garante o direito de sair da sociedade e receber pelo menos 80% do valor pago por ação, caso o empreendimento tenha seu controle trocado.

O que são ações preferenciais?

As ações preferenciais, por outro lado, não concedem o poder de voto para o acionista. Proporcionam, no entanto, uma preferência para o investidor que as possui, na hora da distribuição dos lucros e dividendos.

Essa preferência também se aplica no caso da liquidação da empresa. Além disso, os acionistas que investem em ações preferenciais podem receber um maior percentual de lucro em relação aos que aplicam em ações ordinárias. Isso é feito como uma forma de compensar esses sócios, uma vez que não têm influência sobre decisões da empresa.

Para identificar as ações preferenciais no catálogo de papéis disponíveis na B3, basta procurar pelas que contêm o dígito 4 ao final do código. Vale notar: as empresas na categoria Novo Mercado de governança corporativa não possuem ações preferenciais, apenas ordinárias.

Qual a diferença entre ação ordinária ou preferencial?

As principais diferenças entre ações ordinárias e preferenciais, portanto, são:

  • Direito a voto: embora tecnicamente todos os acionistas sejam proprietários de uma fração da empresa, apenas os ordinários podem votar;
  • Distribuição de proventos: nesse caso, ambas as categorias têm direito ao recebimento de dividendos. A diferença é que essa distribuição não é obrigatória entre os acionistas ordinários, apenas entre os preferenciais. Mais do que isso, ele também acumula: se um período foi perdido, os proventos relativos a ele precisarão ser pagos no próximo.

Como escolher entre ações ordinárias e preferenciais?

A escolha entre ações ordinárias e preferenciais – ou de qualquer produto – sempre deve ser feita com base na sua estratégia de investimentos. De forma geral, no entanto, o ideal é buscar o papel que tenha a maior liquidez.

Liquidez é um conceito que se refere, basicamente, ao nível de dificuldade enfrentado para converter sua aplicação em dinheiro. Em outras palavras, quanto maior a liquidez, mais fácil é o resgate da quantia investida.

Isso significa que, para o acionista, é mais simples e dinâmico o processo de negociação na Bolsa de Valores quando há uma alta liquidez, pois ele poderá contar com seus recursos financeiros mais facilmente.

Apesar disso, reforçamos que o principal ponto a ser levado em consideração é o seu perfil de investidor. Dependendo das suas preferências, horizonte de tempo, tolerância a riscos e outras questões, pode ser que a liquidez não seja central, e as ações ordinárias tenham mais valor para você.

Comprando ações com o C6 Bank

A boa notícia é que você não precisa montar sua estratégia sozinho. O C6 Bank é o banco da sua vida, e estamos à sua disposição para ajudar da melhor forma que pudermos.

Nesse sentido, para quem se interessou pelo investimento em ações e deseja comprar papéis ordinários ou preferenciais para a própria carteira, apresentamos nosso home broker, o C6 Invest. Nele, você consegue fazer o teste suitability para descobrir seu perfil de investidor, bem como comprar ações de forma totalmente autônoma. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir:

  1. Com nosso app aberto, toque em “C6 Invest” no menu da parte inferior da tela;
  2. Em seguida, selecione “Renda variável” na seção de self-service. Ao selecioná-la você conseguirá ver, à esquerda, o ticker dos ativos disponíveis;
  3. Escolha a ação que quer comprar e se ela será ordinária ou preferencial;
  4. Na sequência, será possível ver o último valor pelo qual o papel em questão foi negociado e a variação sofrida no dia. Se estiver tudo certo, é só definir o valor de compra e clicar em “Comprar”.

Pronto! Agora que você já sabe o que são e a diferença entre ações ordinárias e preferenciais, é só começar a montar sua carteira de acordo com seu perfil e observar os lucros no longo prazo.

Gostou desse texto e quer ler outros parecidos? Então não deixe de separar alguns minutos para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.