Leitura de 4 min

Qual a melhor corretora para investir na Bolsa?

Existem dois fatores principais a serem levados em conta na hora de escolher a sua corretora de valores

Atualizado em

Uma pergunta muito recorrente entre novos investidores é de qual a melhor corretora para investir na Bolsa. Entenda alguns critérios neste post

“Qual corretora eu escolho? O que eu preciso olhar antes de abrir conta em uma corretora?”.

Essas são duas das perguntas mais comuns entre investidores iniciantes da Bolsa de Valores. Neste post, vamos te falar dos dois principais pontos que você precisa analisar para decidir qual a melhor corretora para investir na Bolsa.

Relacionadas:

Corretora: como escolher a melhor para investir na Bolsa?

Para começar a investir em ações na Bolsa, você precisa ter uma conta em uma corretora de valores, que pode ou não ser integrada à sua conta bancária.

Hoje, há muitas corretoras e a grande maioria oferece plataformas digitais para que você possa fazer seus investimentos pelo celular ou computador.

Mesmo oferecendo experiências relativamente semelhantes, as corretoras podem ser muito diferentes, principalmente em relação às taxas cobradas e os serviços oferecidos.

Vamos começar falando das taxas, o primeiro fator para decidir qual é a melhor corretora para investir na Bolsa.

Taxas da corretora

As principais taxas cobradas pelas corretoras quando o assunto é renda variável são a taxa de corretagem e a taxa de custódia.

A taxa de corretagem é uma cobrada a cada operação feita pelo investidor. Ela pode ser fixa ou um percentual sobre o valor operacional.

Já as taxas de custódia são um valor fixo, cobrado mensalmente pelas corretoras em referência à guarda dos registros dos seus investimentos.

A boa notícia é que com a digitalização e a competitividade nesses mercados, essas taxas têm diminuído cada vez mais. Por isso, é relativamente fácil encontrar instituições que não cobram nenhuma das duas taxas.

E aproveitando que estamos falando de taxas, é importante conhecer duas cobranças feitas diretamente pela B3: emolumentos e taxa de custódia.

Os emolumentos, também conhecidos como taxa de negociação, são uma cobrança para a negociação e liquidação de operações. Essa taxa é bem baixa e incide sobre 0,03% do valor transacionado.

A taxa de custódia da B3, por sua vez, começa em 0,0013% ao ano e é inversamente proporcional ao valor investido. Ou seja, quanto maior o investimento, menor é o percentual. A cobrança dessa taxa é dividida de forma proporcional, mês a mês.

Como são cobradas as taxas nas corretoras?

Quando você compra uma ação, o valor é debitado já com o acréscimo de todas as taxas mencionadas. Ao executar uma venda, a liquidação acontece em dois dias úteis e, nesse caso, as mesmas taxas são descontadas no valor a receber.

Portanto, caso você vá fazer alguma operação de compra ou de venda de ações, é importante observar com atenção o impacto dessas taxas na rentabilidade do seu investimento.

Serviços das corretoras

Bom, agora que você já entendeu as principais taxas cobradas nas transações, chegou a hora de entender alguns serviços oferecidos pelas corretoras.

Home broker

É uma plataforma digital, na qual o investidor executa as ordens de compra e venda, através de um aplicativo de celular ou de computador. Por lá, você também acompanha os preços dos negócios.

O importante aqui é entender que o investidor faz as operações sozinho. Ele pode executar sua própria estratégia de investimento ou seguir recomendações.

Equipes de pesquisa e análise que acompanham o mercado

Elas produzem relatórios, boletins de notícias, carteiras recomendadas, com o intuito de apoiar os investidores e seus clientes na tomada de decisões.

Mas é sempre bom lembrar: mesmo com a ajuda de consultores financeiros ou uma assessoria de investimentos, você deve responder ao questionário de perfil do investidor ao abrir a sua conta em uma corretora.

Agora que você já entendeu como funcionam as taxas e os serviços das corretoras, pode escolher a melhor opção para você.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Por que as ações sobem quando alguém importante anuncia compra?