Leitura de 2 min

Analista financeiro: o que faz?

No mundo dos investimentos, qual a responsabilidade de um analista financeiro?

Atualizado em

Hoje, vivemos uma realidade em que a vida financeira das pessoas não se resume a agências bancárias. Desse modo, as tomadas de decisões com relação aos investimentos podem ser orientadas por diferentes profissionais, como planejadores financeiros, consultores e o analista financeiro.

Relacionadas:

Analista, o pesquisador do mercado

O analista financeiro estuda o mercado e faz análises minuciosas sobre os investimentos em que é especializado.

O analista de renda variável acompanha determinados setores e empresas; a partir de resultados financeiros, perspectivas setoriais e do cenário macro, pode concluir que é o momento de comprar ou vender ações de uma certa empresa, e emite relatórios com essas recomendações.

Já o analista de fundos vai conversar com gestoras, debruçar-se sobre estratégias, conversar com diferentes players e também consolidar suas conclusões em relatórios.

Os analistas trabalham em casas de research, que enviam os relatórios para outros profissionais do mercado usarem como base na orientação de seus clientes. Algumas corretoras também têm suas próprias equipes de analistas.

Assim como os consultores financeiros, os analistas não podem fazer operações para o investidor.

Formação

O analista precisa de certificação CNPI, conferida pela Apimec – sigla para Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais.

O que o analista financeiro não pode fazer?

O analista não pode dar recomendações diretas a alguém. Ele pode recomendar a compra de ações da Petrobras de forma geral, a partir da leitura do momento da empresa – mas não sabe se essa compra é adequada ao perfil de um investidor em particular.

Conheça o C6 TechInvest

Se você está buscando facilidade na hora de investir, não deixe de conhecer o C6 TechInvest. Um serviço do C6 Bank que, com a experiência dos nossos especialistas e tecnologia de ponta, sugere uma carteira de investimentos compatível com o seu perfil de risco.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Ações ou ETFs: quantas é possível comprar ou vender?