Leitura de 3 min

Anbima: o que é?

A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais conta com diversas opções de certificados para quem deseja aprender mais sobre o setor

Atualizado em

Mulher de roupas social, segurando livro sobre a Anbima

A Anbima é uma entidade que representa diversas instituições financeiras, como bancos, gestoras, corretoras, distribuidoras e administradoras, ligada à área de educação e inclusão financeira.

Neste post, confira mais informações sobre essa organização, bem como as atividades que ela desempenha.

Relacionadas:

O que é a Anbima?

Anbima é a sigla para Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais. Ela é uma entidade, criada em outubro de 2009, com a missão de fortalecer a representação do setor do qual faz parte e apoiar a evolução de um mercado de capitais capaz de financiar o desenvolvimento econômico e social local, além de influenciar o mercado global.

O que faz?

A Anbima defende os interesses de seus associados em quatro frentes:

  • Informar;
  • Representar;
  • Autorregular;
  • Educar.

Entenda um pouco melhor as ações que a Associação adota em cada um desses casos:

Informar

A Anbima é a principal provedora de informações sobre o segmento do mercado do qual é representante. A organização produz e divulga relatórios, estatísticas, estudos, rankings, referências de preços e de índices, bem como ferramentas de consulta e estudos específicos que tratem de temas de interesse dos associados e do mercado.

Representar

Centenas de profissionais que trabalham nas instituições associadas à Anbima participam voluntariamente de fóruns, comissões temáticas e grupos consultivos. Nestes ambientes, os representantes concebem diversas propostas de aperfeiçoamento das normas do mercado, além de discutirem as sugestões enviadas pela Associação aos órgãos reguladores.

Por fim, esses profissionais também elaboram as regras que compõem os códigos de autorregulação da Anbima, a partir de boas práticas de negócios.

Autorregular

O modelo de autorregulação da Anbima é privado e voluntário, baseado em regras criadas pelo, para e em favor do mercado. As regras da Associação podem ser consultadas nos Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas, que podem ser adotados até mesmo por instituições não associadas.

Para assegurar o cumprimento das normas, a Anbima também conta com uma equipe técnica que supervisiona as instituições, dando orientações e ajudando na condução de processos.

Educar

Por fim, a Anbima também trabalha com uma frente educativa, baseada na capacitação de profissionais e investidores, seus principais agentes. Essa capacitação é feita por meio do programa de certificação da Associação, que conta com exames como a CPA-10, CPA-20, CEA e CGA.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Conservador, moderado ou arrojado: qual é seu perfil de investidor?