Leitura de 3 min

Ata do Copom: nossa visão

Equipe econômica do C6 Bank, comandada por Felipe Salles, analisa a ata divulgada nesta terça (08). Leia a íntegra da nota

Atualizado em

Altas adicionais de juros

O Banco Central divulgou nesta terça (08) a ata das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) dos dias 1 e 2 de fevereiro, apresentando novas informações sobre os rumos da política monetária. No documento, o Comitê afirmou que o horizonte relevante inclui o ano de 2022 e, em maior grau, o ano de 2023. Na próxima reunião, acreditamos que este horizonte deve ser mantido.

As projeções de inflação do BCB no cenário de referência situam-se em torno de 5,4% para 2022 e de 3,2% para 2023. Este cenário supõe trajetória de juros que se eleva até 12%, porém recua para 11,75% ao final de 2022 e para 8% ao final de 2023.

O Comitê ponderou que, em seu balanço de riscos, os desenvolvimentos no cenário fiscal trazem um risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, gerando um viés de alta em suas projeções.

Considerando esse viés, suas projeções se encontrariam acima da meta tanto para 2022 quanto para 2023, levando o Comitê a concluir que “o ciclo de aperto monetário deverá ser mais contracionista do que o utilizado no cenário de referência ao longo do horizonte relevante”. Adicionalmente, o Copom deixa claro que a convergência da inflação para suas metas pressupõe uma trajetória da taxa de juros superior às utilizadas no cenário de referência.

Quanto aos próximos passos, o Copom sinalizou que ajustes adicionais em ritmo menor nas próximas reuniões é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante e ancorar as expectativas de prazos mais longos. Ou seja, o ciclo de alta de juros deve se estender além da próxima reunião.

Acreditamos que a comunicação é condizente com um cenário de uma alta adicional de 100 pontos-base na reunião de março, seguido de outras duas altas de 50 pontos-base (ou, alternativamente, uma alta de 50 pontos-base seguida por uma final de 25 pontos-base), elevando a taxa Selic ao nível de 12,50% – 12,75% ao final do ciclo de aperto monetário e permanecendo neste patamar até pelo menos o final do ano. Entretanto, o cenário macroeconômico segue volátil e o plano de voo da política monetária pode ser reajustado.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.