Leitura de 4 min

Ata do Copom: nossa visão

Para equipe econômica do C6 Bank, comandada por Felipe Salles, Copom sinaliza taxa Selic terminal em 12,75%

Atualizado em

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank, comandada pelo economista-chefe Felipe Salles, sobre a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central divulgada nesta terça-feira (22).

Comitê sinaliza taxa Selic terminal em 12,75%

O Banco Central divulgou nesta terça (22) a ata das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom) dos dias 15 e 16 de março, apresentando mais detalhes sobre os rumos da política monetária. No documento, o Comitê afirmou que o horizonte relevante inclui o ano de 2022 e, principalmente, o de 2023. Na próxima reunião, o horizonte deve passar a ser apenas o ano de 2023.

Diante da alta volatilidade recente dos preços das commodities, em particular do petróleo, resultante do conflito na Europa, o comitê apresentou um cenário alternativo ao cenário de referência. Esse cenário embute preços de petróleo do mercado futuro, vigentes na semana anterior à reunião do Copom, com queda para 2022, e é considerado pelo comitê o de maior probabilidade. Nesse cenário, as projeções de inflação do Copom situam-se em 6,3% para 2022 e 3,1% para 2023 (ligeiramente abaixo da meta de 3,25%). Por outro lado, as projeções de inflação do BCB no cenário de referência situam-se em torno de 7,1% para 2022 e de 3,4% para 2023 (ligeiramente acima da meta de 3,25%). Ambos os cenários supõem trajetória de juros projetada pelo boletim Focus, que se eleva até 12,75% em 2022 e recua para 8,75% ao final de 2023.

O texto reitera que a trajetória de juros projetada (pelo boletim Focus) “implica patamar significativamente contracionista da política monetária” e “é compatível com o combate aos efeitos de segunda ordem do atual choque de oferta”. Ou seja, juros a 12,75% seria suficiente para a convergência da inflação à meta em 2023 no cenário alternativo. Entretanto, caso a trajetória de preços se mostre mais próxima à observada no cenário de referência, o Comitê avalia que o ciclo deverá ser ainda mais contracionista.

Os membros do Copom concluíram que “um novo ajuste de 1,00 ponto percentual, seguido de ajuste adicional de mesma magnitude, é a estratégia mais adequada para atingir aperto monetário suficiente e garantir a convergência da inflação ao longo do horizonte relevante, assim como a ancoragem das expectativas de prazos mais longos”. Note que o comitê se referiu a ajuste adicional no singular, ou seja, sinaliza que a próxima alta deve finalizar o ciclo atual de ajuste nos juros.

Entretanto, o Comitê “reforça que estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário, caso o cenário evolua desfavoravelmente”. Ou seja, o Copom deixa aberta a possibilidade para altas adicionais, caso necessário. Em particular, este seria o caso se o preço do petróleo evoluir em linha ao descrito no cenário de referência. De acordo com o texto, “caso o cenário prospectivo se mostre mais próximo ao observado no cenário de referência, o Comitê avalia que este ciclo deverá ser ainda mais contracionista.”

Em suma, acreditamos que a comunicação é condizente com um cenário de uma alta adicional de 100 pontos-base na reunião de maio, elevando a taxa Selic ao nível de 12,75%, finalizando o ciclo de ajuste monetário. No entanto, pensamos que, em maio, o cenário ainda estará envolto em grande incerteza e por isso o comitê não irá se comprometer com os passos seguintes de política monetária. Em outras palavras, o comitê optará por obter mais informações sobre a dinâmica inflacionária em geral e os preços das commodities em particular, para só na reunião de junho decidir se de fato manterá a Selic em 12,75% ou se dará continuidade ao ciclo de alta de juros.

Equipe Econômica C6 Bank

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: