Leitura de 2 min

B2B: saiba o que significa e como funciona

B2B é uma sigla muito utilizada no sistema financeiro, mas você sabe o que significa?

Atualizado em

Homem branco lendo na tela do computador informações sobre b2b

O B2B nada mais é do que um modelo de negócio. Talvez você esteja habituado com a ideia de empresas realizando vendas para pessoas físicas. Mas você sabia que é possível vender para outras empresas?

Nesta matéria, você vai aprender o significado de B2B e como esse modelo de negócio funciona.

Relacionadas:

B2B significado

B2B é a sigla para o termo inglês Business to business, em tradução livre para o português “de empresa para empresa”. Esse termo é utilizado para definir um modelo de negócio, onde as transações são realizadas entre empresas.

Por exemplo, aquele chocolate favorito que você sempre compra no mercado: foi vendido por fabricantes (empresa 1) para que a rede de supermercado (empresa 2) realizasse a revenda.

Nesse sentido, as vendas B2B acabam sendo uma transação muito comum no dia a dia.

Como funciona?

O cenário em que as pessoas físicas estão realizando as compras é mais cotidiano. Entretanto, empresas também podem ocupar o papel de cliente final e isso acontece com bastante frequência.

De modo geral, o modelo de negócio B2B funciona de uma forma bem simples. A Empresa 1 possui produtos ou serviços que são comprados pela Empresa 2.

Como estamos falando de empresas, é natural que as vendas sejam mais complexas. As negociações podem ser mais longas e contar com a participação de diferentes representantes. Assim como os valores também são proporcionais ao tamanho da empresa.

Além disso, é possível que as empresas vendam e comprem serviços. Grandes instituições normalmente têm um canal de atendimento. Neste caso, elas podem fazer a contratação de uma empresa de atendimento especializado para oferecer uma melhor experiência para o cliente.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: App Meu INSS: o que é e como usar?