Guia do Investidor

O que é bonificação de ações?

Entenda como funciona o processo de bonificação de ações


O que é bonificação de ações?
O que é bonificação de ações?

Em 2021, onze empresas listadas na B3 realizaram a bonificação de ações. Essa operação funciona como um benefício oferecido para os acionistas, e que costuma sinalizar um bom momento financeiro para a empresa.  

A bonificação de ações é um dos proventos que podem ser oferecidos pelas empresas de capital aberto, e a remuneração é concedida através de ações.  

Relacionadas:  

O que é bonificação de ações? 

A bonificação de ações é um dos tipos de proventos, que se referem a remunerações que uma empresa pode conceder aos seus acionistas. No caso dessa operação, o benefício é feito de forma eventual, e que indica um momento favorável da empresa.  

Uma bonificação se trata de um fornecimento gratuito de novas ações para os acionistas. O número de ações fornecido para cada investidor é calculado com base na quantidade de capital investido.  

Como funciona a bonificação? 

Para conceder uma bonificação de ações para os seus acionistas, uma empresa deve reunir uma assembleia para determinar o número de ações que será concedido e a data que o benefício será realizado.  

Então, a empresa deve realizar um anúncio de mercado para comunicar a operação, uma vez que essa movimentação causa alguns efeitos para o mercado acionário.  

Todos os acionistas que possuírem ações na data estabelecida pela assembleia, que é chamada de data “ex”, terão direito ao benefício.  

Quais são as vantagens desse provento? 

Através de um número maior de ações, o acionista poderá receber mais dinheiro através de outras formas de proventos, como os dividendos e os juros sobre capital próprio. Essas modalidades de remuneração são calculadas de acordo com as ações que um acionista tem.  

Além disso, uma bonificação pode proporcionar mais ganhos no caso da valorização das ações da empresa.  

A bonificação de ações também pode ser vantajosa para a empresa: além de aumentar a visibilidade do negócio, a operação é uma forma de oferecer uma remuneração aos acionistas sem perda de capital, o que também aumenta a liquidez dos ativos.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Juros simples: o que são?