Leitura de 3 min

O que é bull market?

O bull market é um período marcado por otimismo no mercado, em que os preços dos ativos em geral apresentam alta

Atualizado em

Homem sentado diante de computador lendo sobre o que é bull market

Bull market, assim como bear market, é uma expressão utilizada para caracterizar um momento do mercado financeiro. Para quem quer ganhar experiência no mundo dos investimentos, entender o que é um bull market pode te ajudar a se posicionar melhor no mercado, otimizando seus ganhos e reduzindo perdas.

A seguir, veja mais informações sobre esse conceito e o que você pode aprender com ele.

Relacionadas:

Bull market: o que é?

Um bull market nada mais é do que uma indicação de que o mercado está em alta. Ou seja, os preços dos ativos estão subindo, em geral. É um clima de otimismo, em que os investidores criam a expectativa de lucros maiores nas suas transações.

O nome, que pode ser traduzido como “mercado de touro”, refere-se ao estilo de ataque utilizado pelo touro. Nele, os chifres são usados para jogar a vítima para o alto, em movimento ascendente.

Como funciona o bull market?

O bull market pode ser dividido em três fases: acumulação, participação pública e excedente.

O estágio de acumulação é sutil, e muitos investidores podem nem perceber que ele está acontecendo. Geralmente, ele ocorre ao final de um período de bear market, quando o clima ainda é pessimista. Mas as causas desse clima já são mais conhecidas e alguns investidores começam a identificar oportunidades de compra com preços mais baixos.

A partir do estágio de participação pública, os preços já apresentam ascensão. Com o mercado otimista, uma demanda maior por ações é gerada, fazendo com que o preço delas suba.

Na fase final, excedente, o bull market já está próximo do seu auge. Isso significa que o crescimento pode estagnar ou sofrer queda em breve. Investidores que compraram ativos no início do touro começam a colher seus lucros e vender seus ativos para participantes menos experientes, que têm a expectativa de que os preços continuem aumentando.

Como agir durante esse período?

De forma geral, para que um investidor saia bem sucedido de um período de bull market, é importante ficar atendo aos índices e indicadores econômicos.

Os grandes beneficiados são aqueles que identificam o bull market antes de ele se estabelecer. Isso porque eles compram ativos que vão se valorizar com preços mais baixos para, após a ascensão, vendê-los no momento de alta, quando os preços estão elevados — o que não é tarefa simples, nem para investidores mais experientes. No entanto, nós podemos te ajudar.

Conheça o C6 TechInvest

O C6 TechInvest é o produto de carteira administrada oferecido pelo C6 Bank, que busca a diversificação dos investimentos através do balanceamento de ativos nacionais e internacionais.

Você só precisa fazer o teste de suitability no nosso aplicativo para que, em seguida, o C6 TechInvest sugira uma carteira de investimentos personalizada. Nosso algoritmo, com o auxílio de nossos especialistas e muita tecnologia, monitora constantemente as mudanças do mercado, ajustando automaticamente a carteira em busca da melhor rentabilidade.

O investidor também tem a possibilidade de modificar o que foi sugerido e aumentar ou diminuir a exposição em determinados ativos.

O investimento mínimo é de R$ 1.000 e a taxa de administração é de 0,7% ao ano sobre o total investido. E pode ficar tranquilo em relação à liquidez: ao pedir o resgate do dinheiro, ele cai na conta em apenas um dia útil.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Relacionadas: Investir em ações: 3 coisas que você precisa saber