Novidades

C6 Bank/Datafolha: 80% dos brasileiros retomaram compras, uso de transporte e lazer

Pesquisa mostra retomada de atividades fora de casa durante a pandemia de Covid-19


Oito de cada dez brasileiros foram a bares e restaurantes, estiveram em shoppings ou no comércio de rua, passearam em parques ou praças, visitaram salões de beleza ou clínicas de estética ou usaram o transporte público recentemente. Essas são as descobertas da última pesquisa encomendada pelo C6 Bank ao Datafolha, feita entre os dias 21 e 31 de agosto de 2020. Foram 1.536 pessoas entrevistadas nas cinco regiões do país, perguntadas sobre seus hábitos nos 15 dias anteriores à pesquisa. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

O levantamento mostra que, após alguns meses de quarentena, a maioria da população brasileira retomou as atividades que costumava realizar antes da pandemia da Covid-19.

Os dados apontam que essa retomada é mais frequente entre pessoas mais escolarizadas e com maior renda: entre os brasileiros das classes A/B ouvidos pela pesquisa, 54% relatam terem feito compra em lojas do comércio de rua ou visitado shoppings.

De maneira geral, no entanto, entre os brasileiros que flexibilizaram a quarentena, 50% visitaram shoppings ou lojas do comércio de rua nos 15 dias anteriores à pesquisa. Além disso, 24% dos entrevistados foram a salões de beleza ou clínicas de estética, 21% estiveram em restaurantes ou lanchonetes e 16% frequentaram parques ou praças.

Idosos são os que menos declaram ter realizado atividades fora de casa: 32% deles fizeram compras em comércio de rua, 7% foram a shoppings, 13% a salão de beleza, 9% a restaurantes, bares ou lanchonetes e apenas 6% a parques ou praças.

Os dados coletados pela pesquisa mostraram também que 37% dos entrevistados aumentaram os gastos com atividades e compras fora de casa, índice que cai para 24% na região Sul. Por outro lado, 31% dos brasileiros mantiveram o nível de gastos e 32% estão gastando menos hoje em comparação com o pré-pandemia.

Uso de transporte público

A pandemia também alterou os hábitos dos brasileiros em relação aos transportes públicos. Entre os entrevistados, 40% aumentaram o uso de meios alternativos ao transporte público que não tinham o hábito de usar antes da quarentena, como bicicleta e carro próprio. A pesquisa mostra que 30% do público usou transporte público nos 15 dias anteriores à pesquisa, percentual abaixo das médias registradas antes da pandemia.

Desde 2019, o C6 Bank conduz uma série de pesquisas para entender os hábitos financeiros do brasileiro e contribuir para o debate sobre cidadania financeira no país.

Em agosto, devido ao contexto da pandemia, ampliamos o escopo e fizemos uma pesquisa para entender melhor o impacto da crise sanitária na população não só no âmbito financeiro, mas também na saúde mental e na vida profissional dos brasileiros. Desta vez, quisemos entender a retomada econômica e o impacto da flexibilização da quarentena pela população.