Novidades

C6 Bank é eleito o banco digital com melhor abertura de conta

Reconhecimento é fruto de uma pesquisa de campo que comparou a experiência de 15 instituições brasileiras


Foto da mão de uma mulher branca, com a unha pintada de preto, colando um post-it escrito "Onboarding" numa lousa branca onde estão coladas e escritas várias outras coisas.

No C6 Bank, a experiência do usuário é levada muito a sério. E ficamos muito felizes quando nossos esforços dão resultados: fomos eleitos o banco digital brasileiro com a melhor experiência de abertura de conta pelo Ranking de Onboardings Digitais (Onboarding é o termo usado, geralmente no mundo digital, para descrever a jornada pela qual passa o cliente ao aderir a um novo produto ou serviço.)

O estudo de caso foi conduzido pela idwall, empresa de softwares, em parceria com a editora Cantarino Brasileiro.

Para chegar ao resultado, foram ouvidas mais de 300 pessoas entre os dias 23 e 27 de outubro, no estado de São Paulo. Os participantes baixaram os aplicativos de 15 instituições, o que gerou um total de 1208 avaliações.

A melhor experiência de abertura de conta

O atributo mais importante considerado pelos entrevistados foi a burocracia para abrir a conta, seguido pelas taxas e tarifas de serviços bancários.

Aqui no C6, o processo de abertura de conta é na base da conversa: automatizamos o cadastro via chat, o que proporciona uma experiência ágil, simples e próxima ao cliente. Além disso, nossa ferramenta de leitura de documentos garantiu um processo rápido, que leva 45 segundos.

Nossa ferramenta de biometria facial, que levou (em média) 19 segundos para verificar a identidade dos entrevistados, também foi avaliada como boa ou excelente por 77,5% dos entrevistados.

Aqui no C6, acreditamos que serviços bancários básicos não devem ser cobrados. Hoje, nossos clientes conseguem realizar transferências ilimitadas e gratuitas, fazer pagamentos, investir em CDBs (um tipo de aplicação que rende mais que a poupança) e realizar a portabilidade de salário. Os saques são ilimitados e gratuitos na rede do Banco24Horas, o cartão de crédito é isento de anuidade, temos transferências via SMS (C6 Kick) e serviço de pagamento automático de pedágio (C6 Taggy). Recentemente, também passamos a oferecer uma forma mais simples de realizar depósito por boleto — também de forma gratuita.

O estudo

O ranking levou em consideração critérios como o tempo médio de cadastro, a percepção sobre burocracia, a nota das ferramentas, a experiência final do usuário e o interesse em permanecer na instituição.

Além de disponibilizarem algum tipo de serviço financeiro, todas as instituições avaliadas também têm operação de alcance nacional, abertura e fechamento de conta 100% digital e avaliação prévia na análise publicada em julho de 2019.

Os dados coletados revelaram que 71,9% dos entrevistados trocaria um banco tradicional por um digital. As principais escolhas de mudança foram para o C6 Bank e o Nubank.

A pesquisa foi feita considerando um cenário em que há uma expectativa de mais de 62 milhões de contas digitais até 2021, com tendência de aumento de bancos 100% digitais. Essa é a segunda versão do estudo, que teve sua estreia no primeiro semestre de 2019. A partir de agora, o estudo será anual.