Novidades

C6 Bank é uma das 10 instituições financeiras mais éticas do Brasil

Consultoria analisou 111 companhias em quesitos como confiança organizacional, orientação para o bem comum e empatia


Imagem mostra uma bola de ioga cinza com a palavra "ética" escrita em amarelo

O desafio de construir um banco do zero trouxe para nós outro desafio: o de construir, também do zero, uma cultura. Desde o começo da jornada do C6 Bank, nos preocupamos com os valores sobre os quais queríamos fundar nossa empresa. E o trabalho da lapidá-los não termina nunca.

É por isso que ficamos tão orgulhosos quando nossos esforços são reconhecidos: ficamos em 8º lugar na lista das empresas de culturas mais éticas do setor de serviços financeiros. Ganhamos esse reconhecimento da Virtous Company, consultoria de governança corporativa e gestão organizacional que organizou a primeira edição do Ranking de Cultura Ética.

A lista classifica as empresas de acordo com a cultura ética: ou seja, uma cultura que leva à tomada de decisões éticas, a partir da relação entre os valores declarados de cada companhia e o padrão de comportamento dos colaboradores.

Para chegar ao resultado, a Virtuous Company levou em conta as opiniões dos colaboradores das empresas, por meio de 376.765 avaliações feitas no Glassdoor entre janeiro de 2015 e dezembro de 2019. A consultoria avaliou 1871 organizações de diferentes setores. No nosso, o financeiro, foram 111 companhias analisadas.

A consultoria usou palavras e expressões relacionadas a 10 conceitos (5 positivos e 5 negativos) para analisar as empresas. Confiança organizacional, liderança ética, orientação para o bem comum, empatia e liberdade para falar foram considerados qualificadores. Injustiça organizacional, liderança abusiva, orientação egoísta, falta de consciência e medo de retaliação são os desqualificadores.

A pesquisa ajuda profissionais a conhecer as empresas com culturas mais saudáveis; para executivos, ela serve de referência e insumo para entender como melhorar a cultura da organização.

Ficar entre os 10 primeiros da lista um ano após o lançamento do banco nos dá a certeza de estar no caminho certo. Estamos muito felizes com esse reconhecimento!