Guia do Investidor

C6 Bank/Ibope: Apenas 2% dos internautas conhecem bem o que é open banking

Pesquisa C6 Bank/IBOPEdtm indica que 73% querem entender melhor o novo modelo para decidir sobre compartilhamento de dados bancários


Pesquisa do C6 Bank junto ao Ibope mostram como os brasileiros enxergam o open banking

O início da implementação do open banking no Brasil foi adiado de novembro para fevereiro do ano que vem. Com a mudança, além de ter um prazo maior para resolver questões operacionais, os bancos vão ganhar tempo para fazer o novo modelo se tornar conhecido e aceito pela população.

O open banking prevê o compartilhamento de informações bancárias dos clientes entre as instituições financeiras com o objetivo de aumentar a concorrência e os produtos disponíveis no mercado. Tudo com a autorização dos clientes.

A pesquisa mostrou, no entanto, que são poucos os entrevistados que, hoje, se sentem confortáveis com o novo modelo: 46% não têm interesse de compartilhar seus dados com as instituições financeiras e 72% se preocupam com quem terá acesso a essas informações. Ao mesmo tempo, 38% entendem que, ao permitir esse compartilhamento, terão acesso a serviços mais personalizados. A maioria (73%) diz que precisa entender melhor o assunto para decidir.

No fim de novembro, o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou a data de implementação do open banking no país. O início do processo, que estava previsto para 30 de novembro passou para 1º de fevereiro de 2021. A conclusão, que deveria acontecer até 25 de outubro de 2021, passou para 15 de dezembro do ano que vem.