Novidades

C6 Bank lança livro digital sobre tabela periódica para professores brasileiros

E-book conta a história dos elementos químicos, explica fundamentos de astronomia e traduz conceitos da química


Grafismo em preto, branco e tons de cinza de uma paisagem, com céu e montanhas ao fundo, um lago no meio, um barquinho e uma pessoa mergulhando do barquinho no lago, em primeiro plano.

Para celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica, estamos lançando o livro digital “Um mergulho na Tabela Periódica”, escrito pelo jornalista Reinaldo José Lopes e pelo professor de química Luís Brudna.

Em 2019, comemoramos 150 anos desde a descoberta do Sistema Periódico pelo cientista Dmitri Mendeleev e você já sabe que o C6 Bank tem uma história de amor com a tabela periódica, né?

Nosso nome foi escolhido em homenagem ao nome e ao número atômico de um dos elementos da tabela, o carbono. A substância é a base da vida, conecta-se a diversos outros elementos e sua versatilidade permite desde a formação de estruturas simples, como o grafite, até materiais tecnológicos, como a fibra de carbono. Sob pressão, o carbono transforma-se em diamante.

Com o livro, queremos contribuir para a divulgação científica na sala de aula. A ONU, que proclamou o Ano Internacional da Tabela Periódica, nos lembra que é uma “oportunidade para se refletir sobre os muitos aspectos da Tabela Periódica, incluindo a história, o papel das mulheres na pesquisa científica, as tendências e as perspectivas mundiais sobre a ciência para o desenvolvimento sustentável, além dos impactos sociais e econômicos dessa área”.

“É raro encontrar uma aula de química na qual a Tabela Periódica seja apresentada não como um pretexto para decoreba, mas como uma ferramenta para entender as leis fundamentais da química e da física, que regem tudo o que está à nossa volta. O objetivo do e-book que escrevemos é ir na direção oposta”, diz o autor Reinaldo José Lopes.

O livro “Um mergulho na Tabela Periódica” foi escrito com rigor na divulgação das informações científicas e didatismo. Todos os capítulos vêm acompanhados de sugestões de atividades na sala de aula, para que a Tabela Periódica seja percebida pelos estudantes como parte do dia a dia e ferramenta importante para compreender o mundo à nossa volta.

Para baixar o livro gratuitamente, é só clicar em www.c6naescola.com.br.

Vale lembrar que a educação é o nosso principal foco de atuação social. O livro “Um mergulho da Tabela Periódica” é mais uma iniciativa na área. No início deste mês, o C6 Bank deu início a um ciclo de workshops gratuitos de educação financeira em comunidades paulistanas. A primeira ação ocorreu no dia 8 de novembro, em Paraisópolis.