Para ligar, pressione o botão vermelho do teclado por cinco segundos.
Para desligar a C6 Pay Essencial, pressione o mesmo botão, também por cinco segundos.
Lembre-se: no primeiro uso, você deve carregar a maquininha durante duas horas. Durante esse tempo, é possível utilizá-la normalmente.
Como configurar o Wi-Fi
Para configurar o Wi-Fi na C6 Pay Essencial, siga o passo a passo:
Pressione a tecla alfa para abrir o menu de configuração;
Selecione a opção “Comunicação” e, em seguida, “Wi-Fi”. Confirme na tecla verde;
Selecione a rede em que deverá se conectar e digite a senha;
Para número, utilize o teclado da maquininha. Para símbolos, selecione a tecla SYM no canto inferior esquerdo da tela. E para retornar ao alfabeto, selecione ABC no mesmo local.
Vendas com a maquininha C6 Pay Essencial
Para venda no Débito, digite o valor e peça para o cliente digitar a senha. Em seguida, pressione a tecla verde para confirmar;
Para venda no Crédito, selecione o tipo de parcelamento, digite o número de parcelas (no caso de vendas parceladas) e pressione a tecla verde;
Em seguida, o cliente digita a senha e pressiona a tecla verde. Pronto! A venda foi realizada.
Importante: na C6 Pay Essencial, há duas opções para o pagamento da taxa de parcelamento.
Na opção “Parcelado Estabelecimento”, o estabelecimento é responsável pelo pagamento da taxa. Já na opção “Parcelado Emissor”, a taxa será paga pelo portador do cartão.
Como realizar pagamentos por aproximação
Na tela inicial, digite o valor da venda e confirme na tecla verde;
Informe o tipo de venda (Débito ou Crédito) e aproxime o cartão ou dispositivo NFC na parte indicada do terminal;
Em seguida, siga as instruções na tela da maquininha.
Como cancelar uma venda
A opção de cancelar uma venda está disponível para vendas realizadas no mesmo dia. Confira como você pode realizar o cancelamento:
Pressione a tecla verde para acessar o menu de vendas;
Selecione a opção “Cancelamento”;
Digite a senha do lojista;
Digite o número de referência da transação. Essa informação está disponível no portal C6 Pay;
Digite a data e o valor da transação;
Insira, passe ou aproxime o mesmo cartão utilizado na venda;
Confirme o cancelamento na opção “Confirmar”.
Reimprimindo o Comprovante
Aperte a tecla verde para o menu de vendas;
Selecione a opção “Reimpressão”;
Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde para imprimir.
Função multi na C6 Pay Essencial
A C6 Pay Essencial possui a função Multi, e você pode receber por diversos adquirentes. Antes de usar, é preciso habilitar. Confira como fazer isso:
Escolha as adquirentes que deseja integrar na C6 Pay Essencial e negocie as taxas diretamente com elas;
Envie o código do estabelecimento ou o número de afiliação via Central de Atendimento ou chat do app do C6 Bank;
Após a configuração do terminal, você receberá um e-mail de confirmação.
É possível personalizar a C6 Pay Essencial para escolher a adquirente de forma manual ou automática, onde as opções ficam gravadas.
Para escolher a adquirente manualmente, siga o passo a passo:
Aperte o botão verde e escolha a opção “Venda”;
Digite o valor da venda;
Selecione a adquirente que deseja transacionar;
Escolha a modalidade da venda (Débito ou Crédito) e siga o processo de pagamento normalmente;
Aproxime, insira ou passe o cartão;
Peça ao cliente para digitar a senha e pronto! A venda foi realizada.
Caso o vendedor opte por iniciar o processo inserindo o cartão, a primeira tela será a escolha da adquirente. Depois, é só seguir o mesmo processo.
Para as vendas com a escolha automática da adquirente, o passo a passo é o mesmo. A única exceção é a terceira etapa do processo, já que a seleção do adquirente é automática.
Realizando pagamentos por PIX na C6 Pay Essencial
Antes de iniciar a sua operação, é preciso cadastrar a chave aleatória PIX.
É possível solicitá-la na instituição parceira da C6 Pay que você tem conta, e informe via Central de Atendimento para cadastro interno.
Digite o valor da venda e selecione a opção “PIX”. Caso o cliente tenha a função Multi automática, o PIX pode aparecer como “Carteira Digital”;
O cliente realiza a leitura do QR Code pelo app da instituição financeira. Após a aprovação da transação, é impresso o comprovante.
Como cancelar vendas por PIX
É possível cancelar uma venda por PIX em até 90 dias após a transação. Para fazer isso, siga o passo a passo:
Clique na tecla verde e selecione a opção “Cancelamento” e, em seguida “PIX”;
Insira a senha do lojista, e, depois, o REF da transação e a data em que a transação foi realizada;
Então, insira o valor da transação e pronto! A venda foi cancelada.
Relatórios
A opção “Relatório Resumido” mostra o valor consolidado por tipo de transação e bandeira do período selecionado.
Aperte a tecla verde para entrar no menu de vendas e seleciona a opção 5 (“Relatório Resumido)
Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde;
Insira a data do relatório e horários de início e fim do relatório. Em cada etapa, utilize a tecla verde para confirmar.
Já a opção “Relatório Detalhado” mostra todas as transações do período selecionado.
Pressione a tecla verde para entrar no menu de vendas e selecione a opção 6 (“Relatório Detalhado”);
Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde;
Insira a data do relatório e horários de início e fim do relatório. Em cada etapa, utilize a tecla verde para confirmar.
O Relatório Sintético é usado para verificar o fechamento do dia e mostrar o resumo das transações por tipo e bandeira desde o último fechamento de caixa.
Aperte a tecla verde para entrar no menu de vendas e selecione a opção 7 (“Relatório Sintético”);
Digite a senha do lojista e confirme na tecla verde.
Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.