Seu Bolso

Carnaval é feriado? Como pagar suas contas durante o período

Não haverá expediente bancário na segunda e terça-feira, mas contas podem ser pagas normalmente pelo app do C6 Bank


Foto da mão esquerda de uma mulher branca segurando um celular com a tela inicial do app do C6 Bank aberta

O avanço da covid-19 cancelou os desfiles de escola de samba e bloquinhos de Carnaval mais uma vez pelo país. Em São Paulo, por exemplo, os desfiles que estavam programados para o fim de fevereiro foram remarcados para abril.

Mas como fica o pagamento de contas durante o feriado? Os vencimentos são adiados? A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) determinou que o calendário de feriados está mantido e que nos dias 28 de fevereiro e 1 de março (segunda e terça de Carnaval) não haverá expediente bancário.

Os clientes devem optar pelo pagamento online de todas as contas. Já as contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 28 de fevereiro e 1 de março, poderão ser pagas sem juros ou multa na quarta-feira (2).

A Febraban explica que, normalmente, estas contas já vêm com as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não tenha acontecido, a sugestão é antecipar o pagamento, pagar online ou deixar para o dia 2.

No aplicativo do C6 Bank, você pode pagar suas contas normalmente durante o feriado. Para pagar, acesse o app do C6 Bank, clique em “pagar” e selecione a opção que você deseja efetuar o pagamento.

Relacionadas:

Preciso trabalhar no Carnaval?

As dúvidas não são só a respeito do pagamento de contas durante o feriado. Há também quem está preocupado se vai precisar trabalhar ou não durante as festividades.

Apesar de ser um feriado com grande adesão no Brasil, o governo federal considera a data um ponto facultativo. Por isso, a empresa pode pedir que o funcionário trabalhe normalmente, sem nenhum tipo de compensação por isso.

A maioria das empresas acaba dando esses dias de folga ou fazendo compensação de horas, mas não existe essa obrigação.

Leia também: Quer se aposentar com R$ 5 mil por mês? Prof. Liao ensina como conseguir essa renda extra