Leitura de 5 min

Carnaval é feriado? Como pagar as contas durante o período?

Mesmo na ausência do expediente bancário nos feriados as contas podem ser pagas normalmente pelo aplicativo. Veja como se organizar

Atualizado em

como pagar as contas no carnaval -homem branco tatuado e mulher ruiva anotando informações em um caderno
Veja como pagar as contas para durante o carnaval.

Você sabe como fica o pagamento de contas no carnaval? Os boletos com vencimento próximo a feriados não precisam atrapalhar seus momentos de descanso. Como solução, as instituições financeiras costumam oferecer meios de pagamentos inteligentes, onde você consegue antecipar valores e buscar opções para não se atrapalhar com juros e multas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é a responsável por determinar o calendário de feriados do ano. A partir disso, fica definido se haverá expediente bancário ou não. Esse ano, o carnaval está previsto para cair nos dias 20 e 21 de fevereiro (segunda e terça-feira).

Neste post, o C6 Bank explica como fazer o pagamento de contas que vencem no feriado. Assim como também traz algumas dicas para organizar suas finanças e não prejudicar períodos de lazer.

Abaixo, vejas as dúvidas frequentes que o banco responde ao longo do texto:

  • Como pagar as contas no carnaval?
  • Como pagar as contas no carnaval aqui no C6 Bank?
  • Todos os produtos do banco continuam disponíveis no carnaval?
  • O Carnaval é um ponto facultativo. Saiba o que isso significa:
  • Quais meios de pagamento usar para organizar as finanças?

E se você quer descobrir como aproveitar ainda mais períodos de descanso, não deixe de ler as matérias relacionadas:

Como pagar as contas no carnaval?

Optar pelo pagamento on-line das contas é o caminho mais prático e seguro. As de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em 20 e 21 de fevereiro, podem ser pagas sem juros ou multa na quarta-feira (22).

O pagamento on-line, sem dúvidas, é uma ótima opção para deixar as contas em dia durante o carnaval.

No entanto, é válido verificar como será o funcionamento da instituição financeira que você usa. Uma vez que o carnaval é um ponto facultativo, é possível que algumas empresas trabalhem em horários diferentes e não padronizados.

Além disso, normalmente, contas de consumo já vêm com as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Como pagar as contas no carnaval aqui no C6 Bank?

Você pode pagar suas contas normalmente durante o feriado no aplicativo do C6 Bank. Para ficar ainda mais fácil, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o app do C6 Bank;
  2. Toque em “pagar”;
  3. Selecione a opção que você deseja; e
  4. Efetue o pagamento.

Todos os produtos do banco continuam disponíveis no carnaval?

Não, o funcionamento pode variar de acordo com produto e instituição financeira. Os investimentos em renda variável, por exemplo, costumam ficar indisponíveis para negociação ou liquidação.

Nesse sentido, é recomendado acompanhar junto ao seu banco a melhor forma de organizar suas despesas.

O Carnaval é um ponto facultativo. Saiba o que isso significa:

feriados facultativo | grupo de amigos composto por dois homens e duas mulheres em diferentes fantasias no carnaval, uma das mulheres tem cabelo longos e loiros e está vestida de unicórnio, os dois homens vestem roupas de palhaço e estão com os rostos pintados, e as outras duas moças estão com vestidos e elementos de carnaval
O carnaval é um ponto facultativo, mas a adesão ao feriado acontece em larga escala.

As dúvidas não são só a respeito do pagamento de contas durante o feriado. Há também quem está preocupado se vai precisar trabalhar ou não durante as festividades. Apesar de ser uma festa com grande adesão no Brasil, o governo federal o considera um ponto facultativo. Por isso, a empresa pode pedir que o funcionário trabalhe normalmente, sem nenhum tipo de compensação por isso.

Quais meios de pagamento usar para organizar as finanças?

Agora que você já sabe como pagar as contas durante o carnaval, separamos duas dicas de meios de pagamentos que podem ajudar na organização das finanças.

  • Débito automático: o pagamento das suas contas fica programado e autorizado para, como o próprio nome revela, ser debitado automaticamente, desde que você tenha o valor disponível.
  • Débito direto autorizado (DDA): diferente do recurso anterior, esse boleto digital precisa da sua liberação em cada pagamento, mas também exclui a necessidade de códigos de barras e a conta física. Resumidamente, ao se cadastrar no serviço, você passa a ter acesso a débitos registrados em seu CPF e pode pagá-los diretamente pelo app.

Interessado em organizar ainda mais suas finanças em 2023? Então, leia esses conteúdos:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.