Guia do Investidor

O que é carteira de investimentos?

Confira como montar a sua carteira de investimentos


O que é carteira de investimentos?
O que é carteira de investimentos?

Saber montar uma carteira de investimentos balanceada e diversificada é decisivo para a sua rentabilidade. Mas antes de começar, é preciso conhecer as diferentes classes de ativos e os seus objetivos como investidor, para poder alocar os seus recursos de forma vantajosa em diferentes produtos de investimento.  

Porém, você sabe o que tudo isso significa? O primeiro passo é entender o que é carteira de investimento, confira abaixo.  

Relacionadas:  

O que é carteira de investimentos?  

Uma carteira de investimentos se trata de todos os produtos de investimento que uma pessoa tem aplicado. Também pode ser chamada de portfólio de investimento, o que quer dizer que a carteira funciona como uma pasta ou galeria com todos os títulos que você possui.  

A forma como a sua carteira é montada é determinante para o seu desempenho como investidor. Por isso, é muito importante que as decisões de onde e quanto investir sejam tomadas com muita atenção.  

Não colocar todo o seu dinheiro em um único produto, priorizando a diversificação da sua carteira de investimentos, é um bom exemplo a ser seguido. Assim, é possível maximizar a relação entre risco e retorno, otimizando a sua rentabilidade.  

Como montar uma carteira de investimentos? 

A chave para montar uma carteira de investimentos é a diversificação. Por isso, o ideal é aplicar em tipos diferentes de produtos, passando por renda fixa e renda variável. Confira os passos para montar uma carteira de investimentos diversificada:  

Aprenda a investir  

Antes de começar, é essencial tomar conhecimento sobre as diferentes formas de investimento e quais são os principais produtos em que você pode investir, assim como o momento adequado para investir em cada um deles.  

Para fazer isso, você pode acessar o nosso canal no YouTube. O Prof. Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, traz diversas dicas para quem está começando a investir na série Investidor C6.  

Faça o teste de perfil do investidor 

O teste de perfil do investidor, também conhecido como suitability, é uma avaliação obrigatória, realizada quando você começa a investir em uma instituição financeira.

Através do teste, você poderá entender melhor quais são os seus objetivos, necessidades e a sua tolerância a risco. Assim, é possível determinar quais são os produtos de investimento mais recomendados para o seu perfil.   

Crie um portfólio variado  

Agora que você já conhece os diferentes produtos de investimento e o seu perfil do investidor, você poderá começar a montar a sua carteira. Para fazer isso, invista em ativos que façam sentido para o seu perfil e para o momento, decidindo a proporção adequada entre renda fixa e renda variável.  

Lembre-se: mesmo que um produto pareça bastante vantajoso, não invista todos os seus recursos em uma mesma aplicação. Para maximizar a sua rentabilidade, é importante investir em produtos variados.  

Conheça o C6 TechInvest 

Você também pode deixar todo o trabalho para o C6 TechInvest. Através da ferramenta de investimentos do C6 Bank, que é elaborada com base no seu perfil do investidor e nos seus objetivos, é possível montar a sua carteira com poucos toques, . Você também pode personalizar e ajustar a sua carteira como desejar.  

O algoritmo do C6 TechInvest cria uma carteira diversificada em ativos de renda fixa e renda variável, com produtos no Brasil e no Exterior.  

Além disso, a tecnologia também realiza ajustes na sua carteira com base nas movimentações do mercado. O produto conta com alta liquidez, e você pode resgatar o dinheiro investido em até um dia útil. O aporte inicial mínimo para o C6 TechInvest é de R$1.000.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra suaconta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também:  O que é FGC e como ele protege seus investimentos?