Leitura de 3 min

O que é cashback? 

Um jeito de fazer compras e ter uma parte do seu dinheiro de volta.

Atualizado em

Mulher negra mexendo no celular e consultando o saldo de cashback disponível
Tudo o que você precisa saber para ter o seu dinheiro de volta.

Fazer compras é uma atividade comum, mas que pode ficar melhor quando se ganha algum benefício. O cashback é uma vantagem para o consumidor, que pode ter parte do valor que pagou na compra de volta. Nada melhor do que comprar e receber uma quantia na conta bancária, não é? 

A verdade é que esse é um ponto positivo tanto para o cliente quanto para empresa. O comprador fica com um saldo disponível em conta e a loja consegue impulsionar a compra de seus produtos.  

A forma como esse recurso funciona, entretanto, pode variar de acordo com cada programa. Neste post, você vai aprender o que é cashback e como utilizá-lo.  

Relacionadas: 

O que significa cashback? 

Cashback significa “dinheiro de volta” em português. O seu significado explica exatamente a forma como o recurso funciona: você realiza uma compra e recebe parte do dinheiro de volta.  

Como funciona o cashback? 

O cashback é uma ferramenta que possibilita que você receba parte ou o valor integral de um produto que comprou. Porém, não basta realizar a compra em qualquer loja e esperar o dinheiro cair na conta corrente. 

Atualmente, existem diferentes programas que oferecem essa vantagem. Sites, lojas e até mesmo bancos e empresas de telefonia oferecem cashback no Brasil. Os pontos de atenção que você precisa ter é ao tipo de cashback e programa ao qual você está atrelando sua compra.

Quais são os diferentes tipos? 

Por mais que a base dessa ferramenta seja devolver o dinheiro, nem sempre é assim que acontece.

Existem empresas que devolvem o valor total da compra, assim como aquelas que podem devolver apenas 5% do valor da compra.  

Da mesma forma, é possível encontrar lojas que só permitem o resgaste do valor a partir de uma quantia específica. Em alguns casos talvez você só possa utilizar o cashback no local em que realizar a compra. Ou então o dinheiro só volta para sua conta quando a compra é realizada com um cartão de crédito específico.  

Então, antes de inserir os dados do seu cartão de crédito para receber o valor, se atente as regras do programa.

O cashback é seguro? 

O cashback é um recurso seguro. Entretanto, apesar de ser possível receber o dinheiro de volta realizando a compra em algumas lojas físicas, essa ferramenta é muito mais utilizada no meio digital. O que exige que o usuário tenha muita atenção antes de inserir os dados para participar desse tipo de programa.  

Por isso, não insira os seus dados no primeiro programa de que encontrar. Faça uma pesquisa, entenda se ele é adequado aos seus desejos e certifique-se da autenticidade da loja ou site.  

O C6 Bank tem cashback? 

Sim, o C6 Bank tem cashback. Para ter acesso ao cashback do C6 Bank você precisa realizar compras em um cartão de crédito do C6 Bank que pontue no Programa Átomos. Isso porque, ao realizar as compras, você gera pontos e pode trocá-los por dinheiro na conta.  

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Limite de faturamento MEI: entenda as mudanças