Novidades

Com jogo de tabuleiro, C6 estimula educação financeira em Paraisópolis

Ação faz parte da estratégia de impacto social do banco; objetivo é ajudar famílias a compreender conceitos financeiros e organizar o orçamento


Foto de uma sala de aula, onde se pode ver o professor Liao ao fundo apontando para um telão, várias pessoas sentadas em frente a ele e uma pessoa de costas, em primeiro plano, com a camiseta do C6 Bank.

O C6 Bank e a edtech IDEA9 fizeram um workshop de educação financeira com alunos da Associação Crescer Sempre, em Paraisópolis. A ação aconteceu na primeira semana de novembro e envolveu 30 alunos dos cursos profissionalizantes da associação, entre manicures, cabeleireiros e eletricistas.

Durante o encontro, os professores da IDEA9 conversaram com os participantes para entender as necessidades e aspirações e explicar conceitos como fontes de renda e gastos fixos e variáveis. Os especialistas inventaram um jogo de tabuleiro para que os jogadores pudessem assimilar os conceitos e aprender a montar um orçamento.

Durante o jogo, os participantes imaginaram perfis de famílias fictícias e escolheram fichas que representam as atividades de ganhos e despesas (por exemplo, dar aulas, dirigir para aplicativos de transporte, comprar um celular novo etc). Os jogadores foram incentivados a analisar se faltava ou sobrava dinheiro para a família criada e quais as consequências nesses casos. A partir disso, eles escolheram o que fazer para normalizar a situação: pegar um empréstimo para quitar as despesas? Poupar o dinheiro que sobrou? Conseguir outra fonte de renda?

O incentivo à educação financeira e tecnológica faz parte da nossa estratégia de atuação social. Por isso, queremos estimular o debate sobre esses temas. A área de impacto social do banco, responsável pela organização desse workshop, planeja fazer outros encontros, em diferentes comunidades, para melhorar a relação das pessoas com suas finanças.