Leitura de 3 min

Como cancelar crédito consignado?

O crédito consignado pode ser cancelado dentro de 7 dias após o recebimento do valor

Atualizado em

Mulher branca em pé em uma sala, com as mãos no bolso, satisfeita por saber como cancelar crédito consignado

O crédito consignado, quando bem utilizado, é uma ferramenta que pode fazer a diferença na vida de quem o recebe. No entanto, em outros casos pode acabar significando uma nova dívida, igualmente difícil de quitar. Por isso, é muito comum se questionar sobre como cancelar crédito consignado?

Neste post, vamos discutir um pouco essa ferramenta, além de te ensinar como cancelá-la de maneira fácil. Confira mais informações a seguir.

 Relacionadas:

Crédito consignado: como funciona? 

Basicamente, o empréstimo consignado é uma linha de crédito, em que as parcelas são descontadas do contracheque ou do benefício do INSS do contratante.     

Essa modalidade de crédito fica disponível para quem recebe aposentadoria ou trabalha em empresas ou órgão público, e recebe salário fixo mensal.

A grande vantagem do crédito consignado é a baixa taxa de juros, que fica próxima de 1,8% ao mês, uma das menores do mercado.

Como cancelar o crédito consignado?

Se arrepender de usar um empréstimo não é raro. Muitas pessoas, em momento de necessidade, acabam optando por seu uso mas, em seguida, mudam de ideia. Felizmente, o cancelamento do empréstimo consignado é perfeitamente possível em dois casos:

  1. Arrependimento em até 7 dias após o recebimento do valor (Lei 8.078/90);
  2. Empréstimo feito sem autorização do beneficiário.

Vale notar: segundo a lei, o cancelamento só é permitido nos casos em que o empréstimo foi contratado on-line ou por telefone. Caso o consumidor já tenha pago alguma parcela durante esse período, o valor deve ser devolvido com atualização monetária.

Atualização monetária, no caso, é uma correção do valor que visa compensar a desvalorização da moeda em circulação. Seu cálculo é feito a partir do fator acumulado utilizado como base, como o IPCA ou o CDI.

Passo a passo do cancelamento

Confira o passo a passo para conseguir cancelar o crédito consignado.

  • Passo 1: solicite o cancelamento com a instituição financeira contratada. Lembre-se que isso deve ser feito em até 7 dias corridos após o recebimento do valor.
  • Passo 2: será disponibilizado um formulário com as informações necessárias ao cancelamento. Siga as instruções contidas nele.
  • Passo 3: nesta etapa, você precisará fazer a devolução do valor contratado em até um dia útil depois de receber as instruções.

Pronto! A partir daí, você precisará esperar entre 3 e 6 dias úteis para que o INSS realize a desaverbação do valor. Depois disso, o contrato é retirado do extrato de empréstimos do consumidor e a margem consignável é liberada.

Para quem não se encaixar em nenhuma das duas condições de cancelamento, ou tiver perdido o prazo, não há muita alternativa. O melhor que você pode fazer, nesse caso, é transferir sua dívida, indo para uma instituição financeira com menores taxas de juro e encargos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como é calculado o preço do Seguro de Vida?