Leitura de 2 min

Como cancelar o MEI?

O cancelamento do MEI pode ser feito de forma totalmente on-line pelo Portal do Empreendedor

Atualizado em

Homem de meia idade sentado olhando para o computador

Quer saber como cancelar o MEI? O processo é feito de forma totalmente on-line, pelo Portal do Empreendedor.

Neste post, vamos te ensinar a fazer isso de maneira simples e prática. Confira a seguir.

Relacionadas:

Como cancelar o MEI?

MEI, sigla para Microempreendedor Individual, é um modelo empresarial criado com o objetivo de facilitar a regularização das atividades econômicas de pessoas que trabalham de forma autônoma.

Apesar dos benefícios e direitos recebidos por ser um MEI, é possível que você queira deixar de ser um. Por isso, vamos te explicar como cancelar o MEI.

Todo o processo é realizado on-line pelo Portal do Empreendedor na aba “Baixa de MEI”.

Após seguir as etapas indicadas nessa tela, você precisa quitar os débitos pendentes gerando o DAS MEI e fazer a Declaração Anual do Simples Nacional Situação Especial — Extinção.

É bem importante que o empreendedor tenha em mente que a baixa automática do MEI acontece apenas quando a empresa está há mais de doze meses sem realizar quaisquer atividades de faturamento. Porém, isso não exime o titular do pagamento dos débitos pendentes.

Parcelas de contribuição MEI não quitadas são direcionadas para o CPF do empreendedor, que passa a ter uma dívida com a Receita Federal.

Por isso, o mais indicado é solicitar a baixa assim que decidir encerrar as atividades e fazer a quitação de todos os valores de recolhimento que estiverem pendentes.

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma conta MEI completa e sem tarifas com C6 Business sem anuidade (sujeito a análise).

Leia também: Como abrir uma conta MEI no C6 Bank?