Leitura de 9 min

Como comprar e vender ações na Bolsa de Valores?

É possível comprar ações, assim como vendê-las, de acordo com sua estratégia de investimentos – seja ela de curto ou longo prazo.

Atualizado em

mulher branca loira usando oculos escuros e blusa branca segura celular nas mãos e sorri enquanto pesquisa como comprar ações
Para comprar ações, é necessário ter acesso a um home broker

Aprender como comprar ações é o primeiro passo para quem quer investir em renda variável. Se você se identifica como um perfil arrojado, esses papéis podem compor uma fração da carteira. E mesmo para os moderados e conservadores, é importante entender como esses ativos funcionam.

Foi a partir dessa ideia que o C6 Bank preparou este post. Com ele, vamos mostrar a você como funciona a compra de ações, com o objetivo de aprofundar seu conhecimento sobre o tema . Ao longo da matéria, você vai aprender:

  • O que são ações?
  • Como comprar ações na bolsa?
  • Como comprar ações no C6 Bank?
  • Como vender ações na bolsa?
  • Como vender ações no C6 Bank?
  • Comprar ações seguindo uma estratégia de investimento
  • Quais cuidados tomar na hora de investir em ações?
  • Quais são os riscos em investir no mercado de ações?
  • Quais as vantagens de investir em ações?

Tem interesse no mercado de renda variável? Então, leia também esses conteúdos:

O que são ações?

Ações são a menor parcela do capital de uma empresa de capital aberto. São papéis emitidos e negociados em uma bolsa de valores.

Toda vez que um investidor compra um desses ativos, torna-se um acionista. Isso significa que ele passa a ser dono de uma pequena parte da companhia.

Na prática, quem compra ações de uma empresa começa a ter direito a parte dos ganhos obtidos pela corporação, seja por meio da valorização dos papéis ou também pela distribuição de dividendos.

Como comprar ações na bolsa em três passos:

  1. Para comprar ações direto na bolsa você precisa abrir uma conta em uma corretora de valores;
  2. Depois da abertura é necessário fazer o envio de dinheiro;
  3. Por fim, basta escolher as ações que deseja comprar.

Como comprar ações pelo C6 Bank?

Para comprar ações você precisa usar um home broker. Trata-se de um sistema projetado para fazer uma ponte entre o investidor e o mercado, de forma totalmente digital. No C6 Invest, a plataforma de investimentos do C6 Bank, você encontra um home broker completo.

comprar ações na bolsa - notebook em cima da mesa com tela aberta apresentando um home broker
O home broker é um grande aliada de quem compra ações.

Para acessá-lo, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra nosso aplicativo e toque em “C6 Invest” no menu localizado na parte inferior da tela;
  2. Em seguida, você vai encontrar uma aba de “Renda variável“. Ao selecioná-la você conseguirá ver, à esquerda, o ticker dos ativos disponíveis.
  3. Depois de escolher o papel que deseja comprar e decidir se vai adquirir uma ação ordinária ou preferencial (o que explicaremos a frente), você poderá prosseguir;
  4. Na tela seguinte, será possível ver o último valor pelo qual o papel em questão foi negociado e a variação sofrida no dia. Tudo certo? Então, é só definir o valor de compra e clicar em “Comprar”.

Como vender ações na bolsa?

A venda de ações acontece de forma bastante parecida com a compra, uma vez que todo procedimento é feito pela plataforma da corretora. Então, se você acha que este é o momento de negociar seus papéis na bolsa, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Você pode escolher as ações que deseja vender direto no home broker;
  • Informe corretamente a quantidade e valor dos ativos escolhidos;
  • Após o envio da ordem de venda suas ações ficam disponíveis na bolsa de valores.

Como vender ações pelo C6 Bank?

Para vender ações no C6 Bank é necessário:

  1. Acessar a tela inicial do C6 Invest;
  2. Tocar em “Meus investimentos”. Com isso, serão apresentados todos os produtos contidos na sua carteira, incluindo as ações.
  3. Selecioná-las tocando em “Ver produtos” e escolher o papel que deseja vender;
  4. Com a ação selecionada, tocar  em “Vender”.
  5. Você será redirecionado, então, a uma tela onde será possível definir quantas ações deseja vender, o valor, bem como consultar detalhes da proposta.
  6. Por fim, é necessário tocar em “Enviar ordem”.

Pronto! Caso alguém aceite comprar as ações pelas condições que você sugeriu, a ordem é executada e elas saem da sua carteira.

Comprar ações seguindo uma estratégia de investimento

Existem várias formas de investir em ações, variando de acordo não só com seu perfil de investidor, mas também com os momentos vividos pelo mercado. A estratégia utilizada em um período de bear market (quando o mercado está pessimista), por exemplo, provavelmente será diferente da adotada em um bull market (quando o mercado está otimista). Em outras palavras, não basta apenas saber como comprar e vender ações – é preciso fazer isso a partir de um planejamento.

mão de pessoa branca segurando celular nas mãos com gráfico ilustrando a variação na cotação de um ativo e onde comprar ações
É possível comprar e vender ações a partir do celular, na palma da sua mão

Estratégia de curto prazo

Para quem deseja investir em curtíssimo prazo, por exemplo, o day trade é uma alternativa popular. Basicamente, essa modalidade funciona pela compra e venda de ações em um mesmo dia, buscando faturar com as oscilações constantes dos ativos.

Ainda no curto prazo, há investidores que trabalham com o swing trade, uma alternativa de funcionamento similar mas com um pouco mais longa do que o day trade – pode haver semanas ou até meses entre a compra e a venda dos papéis.

Estratégia com foco no longo prazo

A estratégia de longo prazo, contudo, costuma ser mais indicada. Isso porque o crescimento de uma empresa e consequentemente a geração de rendimentos aos acionistas leva tempo – bem como para a aquisição de um volume considerável de ações, por parte do investidor comum.

Além disso, o efeito dos juros compostos acontece com a passagem de tempo. Reinvestindo os lucros obtidos com dividendos, por exemplo, o acionista consegue ganhos cada vez mais expressivo, e uma bola de neve de lucros é gerada, beneficiando o investidor na medida em que o tempo passa.

É possível ver um exemplo prático na trajetória de Warren Buffett, um dos maiores investidores do planeta. Para se tornar bilionário, Buffet precisou investir por 42 anos consecutivos. Apenas 10 anos depois, contudo, ele já tinha conseguido multiplicar esse valor em mais de 12 vezes.

Ações ordinárias ou preferenciais?

As ações são divididas em duas categorias: ordinárias ou preferenciais. A diferença é basicamente que, por um lado, as ordinárias concedem ao acionista direito de voto nas assembleias e ao tag along.

Por outro, as preferenciais dão ao investidor prioridade na hora da distribuição de dividendos, bem como no reembolso de capital caso a empresa vá à falência por quaisquer razões.

O que é ticker de ação?

O ticker de uma ação, por sua vez, é o código pelo qual ela é identificada na Bolsa. A nomenclatura tem o objetivo de organizar e facilitar a identificação dos ativos, seguindo algumas regras que, se você tiver em mente, facilitarão muito a sua vida na hora de comprar ações.

Ele é composto por quatro letras e um ou dois números. O começo do código indica qual empresa você está negociando, enquanto o final se refere ao tipo de papel que você está comprando. Por exemplo, se você digitar “PETR”, código da Petrobras, você terá duas opções: uma com final 3 e outra com final 4.

Na B3, bolsa de valores brasileira, tickers com final 3 se referem a ações ordinárias. Já as ações que têm final 4 são referentes a ações preferenciais.

Quais cuidados tomar na hora de investir em ações?

Na hora de investir em ações, é importante ter atenção com alguns fatores. A quantidade de papéis que você quer adquirir, por exemplo. Comumente elas são negociadas em lotes de 100 no mercado. No entanto, é possível reduzir esse valor até uma única ação.

Quando você diminui a quantidade que vai comprar, o ticker muda. Um exemplo: se você fosse comprar uma única ordinária da Vale, este seria o código representativo: “VALE3F”. O “F” significa que você está comprando um papel em lote fracionário.

Em relação ao preço, tenha em mente que a bolsa de valores funciona como uma feira. Várias pessoas oferecem produtos e muitas outras os compram. O que define o preço dos itens, em ambos os casos, é a oferta e a procura. É por isso que o preço das ações varia tanto ao longo do dia.

Na hora de comprar, você não precisa necessariamente comprar a mercado, que é o jargão usado para comprar pelo melhor preço de venda disponível naquele momento. Você pode tentar barganhar colocando uma ordem de compra com um valor abaixo. Se alguém aceitar vender pelo valor que você propôs, negócio fechado.

Vale ressaltar que ao comprar uma ação no C6 Invest, é possível ver todas as taxas cobradas pela transação: a taxa da B3 e a taxa de corretagem, que no C6 Bank é zero.

Quais são os riscos em investir no mercado de ações?

O principal risco da compra de ações é a volatilidade. O mercado está em constante mudança e oscilação, e uma infinidade de fatores pode influenciar as cotações desses papéis, sem qualquer tipo de garantia.

Para pessoas com menor tolerância a perdas, as ações podem não ser a escolha mais desejada. Investindo em renda variável, é praticamente impossível não se deparar com alguma forma de prejuízo em determinados momentos.

Quais as vantagens de investir em ações?

A grande vantagem de investir em ações é o potencial de rentabilidade. De forma geral, investimentos em renda variável são mais lucrativos que os de renda fixa no longo prazo, ao preço de serem menos previsíveis. Além disso, também é possível diversificar dentro da própria aquisição de ações, comprando papéis de empresas de diferentes setores e com tipos de risco distintos entre si. 

Por fim, outro diferencial notável da compra de ações é a possibilidade de lucrar com o recebimento de dividendos. Essa quantia, que diz respeito aos lucros obtidos pela empresa dentro de um determinado período de tempo distribuídos para seus acionistas, é um dos caminhos mais procurados por quem deseja viver de renda passiva – incluindo o já mencionado Warren Buffett, que defende o investimento em empresas que pagam bons dividendos. O segredo, nesse caso, é sempre reinvestir os lucros obtidos – e ter muita paciência.

Esperamos que você tenha conseguido entender melhor como comprar ações, bem como a diferença entre ordinárias e preferenciais, os cuidados necessários, vantagens e vários outros pontos ligados ao tema.

Caso queira continuar lendo sobre investimentos, confira também:

Conheça a ⁠C6 Conta Global, nossa conta internacional em dólar e euro com menos tarifas, câmbio com cotação comercial, envios e recebimentos para todos os países e cartão de débito para viajar com tranquilidade.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.