Seu Bolso

Como comprar ações na prática?

Quer comprar ações, mas não sabe por onde começar? Confira as dicas do Prof. Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank


Você quer comprar ações, mas não sabe por onde começar? No mais recente vídeo de série “E Agora, Prof.?”, do Professor Liao Yu Chieh, educador financeiro do C6 Bank, ele explica tudo para você.

O que é uma ação?

Ações são pedacinhos de empresas de capital aberto. Isso quer dizer que a empresa segue a lei das S/As e tem ações negociadas em bolsa de valores.

Como comprar e vender ações

Dentro do aplicativo do C6 Bank, na área de C6 Invest, você vai encontrar uma aba de “renda variável“. Lá você consegue ver, à esquerda, o ticker das ações disponíveis. Ticker é o código de um ativo na bolsa de valores.

O que é um ticker?

Aí vai uma dica importante: o final do código indica o tipo de papel que você está comprando. Por exemplo, se você digitar “PETR”, que é o código da Petrobras, você terá duas opções: uma com final 3 e outra com final 4.

Ações ordinárias

O ticker que tem final 3 é referente a ações ordinárias. Quem tem esse tipo de ação, em geral, tem mais poderes de sócio da empresa, podendo votar nas assembleias e contribuindo nos rumos da companhia.

Ações preferenciais

Já as ações que têm final 4 são referentes a papéis preferenciais. Quem tem ações preferenciais, em geral, recebe dividendos antes de quem tem ações ordinárias. Dividendos são pedacinhos do lucro de uma companhia. Mas as ações preferenciais não dão os poderes de sócio ou de votar em assembleias.

Units, FIIs e ETFs

O ticker de final 11 é referente às units. Eles são pacotes de ações que geralmente possuem um mix entre ordinárias e preferenciais. Também têm final 11 os FIIs, ou fundos imobiliários, e os ETFs, que são cotas de fundos negociados em bolsas.

Relacionadas:

Comprando a ação

Depois de escolher a ação que você quer comprar e decidir se vai de ordinária ou preferencial é só selecionar a ação. Na tela seguinte será possível ver o último valor negociado e a variação do dia. Afinal, na renda variável um mesmo ativo pode subir e cair de preço várias vezes ao longo de um dia. Agora, é só clicar em comprar.

Lote ou fracionário?

Outra dica é importante é ficar atento à quantidade de ações que você quer adquirir. No aplicativo, você inicia com a quantidade de 100 ações. Isso acontece porque várias ações são negociadas em lotes de 100. Mas se você tocar no sinal de menos, ao lado direito do número de ações, vai perceber que pode comprar uma quantidade menor, podendo chegar a até uma ação.

Quando você diminui a quantidade que vai comprar, o ticker muda. Um exemplo: se você fosse comprar 1 ação ordinária da Vale, este seria o ticker representativo: “VALE3F”. O “F” significa que você está comprando um lote fracionário.

Comprando a mercado

A bolsa de valores funciona como uma feira. Várias pessoas oferecem produtos e outras várias pessoas compram produtos. O que define o preço deste item, tanto na bolsa, quanto na feira, é a oferta e a procura. Por isso o preço de uma ação varia tanto.

Na hora de comprar, você não precisa necessariamente comprar a mercado, que é o jargão usado para comprar pelo melhor preço de venda disponível naquele momento. Você pode tentar barganhar colocando uma ordem de compra com um valor abaixo. Se alguém topar vender pelo valor que você propôs, negócio fechado.

Ao clicar para comprar uma ação, no aplicativo do C6 Bank é possível ver todas as taxas cobradas pela transação: a taxa da B3 e a taxa de corretagem, que no C6 Bank é zero. Se deseja finalizar, é só enviar a sua ordem de compra para a bolsa. Assim, quando algum vendedor topar vender as ações dele pelas condições que você propôs, a ordem será executada e a ação entra para a sua carteira.

No menu principal do C6 Invest, você consegue acompanhar as suas ordens abertas.

Você quer conferir toda a explicação do Prof. Liao com a demonstração do aplicativo? Confira em mais um vídeo da série “E Agora, Prof.?”, no canal do YouTube do C6 Bank: https://www.youtube.com/watch?v=bPQoFZ36w9Q

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como investir em dólar e ouro com o C6 TechInvest