Seu Bolso

Como declarar conta internacional no Imposto de Renda

Os depósitos não remunerados no exterior precisam ser declarados à Receita Federal


Mulher sentada no chão olhando para a tela do celular

O prazo para realizar a declaração do Imposto de Renda 2022 já começou e os depósitos não remunerados no exterior precisam ser declarados à Receita FederalSe você possui uma conta internacional, já deve estar se perguntando o que fazer.

Pois saiba que, ao fim do ano, os bancos enviam ou disponibilizam no app um demonstrativo com essas informações consolidadas para o preenchimento da declaração dos clientes.

Confira como declarar sua conta internacional no IR 2022:

  • Passo 1: Todos os depósitos não remunerados mantidos nas contas correntes em dólar e euro, apresentados na sessão “Posição em Moeda Estrangeira” do seu Informes de Rendimentos, devem ser informados na Declaração de Bens e Direitos associados ao grupo “06 – Depósito à Vista e Numerário” e código “01 – Depósito em conta corrente ou conta pagamento”.
  • Passo 2: Em “Discriminação” é necessário informar o valor em moeda estrangeira que consta no seu Informe de Rendimentos, além do banco e o número da conta.
  • Passo 3: Em “Localização (País)” informar “137 – Ilhas Cayman”, em “Agência” informe valor “001” e em “Conta” o número CC que consta no seu Informes de Rendimentos.
  • Passo 4: Por fim, em “Situação em 31/12/2020” e “Situação em 31/12/2021”, você deve informar o valor de “Saldos em 31/12/2020” e “Saldos em 31/12/2021” apresentados no seu Informe de Rendimentos. Eles devem estar convertidos em reais com base na cotação da moeda estrangeira fixada, para compra, pelo Banco Central do Brasil, nestas datas, via PTAX do dia 31/12/2020 e 31/12/2021, respectivamente.

Embora o acréscimo patrimonial gerado pela variação cambial seja isento de tributação, este valor deve ser informado à Receita Federal na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis utilizando o código “26 – Outros”.

Relacionadas:

Sobre a Conta Global do C6 Bank

A Conta Global do C6 Bank oferece contas nas duas principais moedas do mundo: o dólar e o euro.

O grande diferencial de uma conta internacional é que, além de oferecer um cartão de débito habilitado para uso em dezenas de países, a alíquota de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é menor.

Quem tem uma Conta Global pode fazer remessa e retorno da sua conta C6 para a sua Conta Global pelo app em qualquer dia ou horário, compras no cartão débito em dólar e sem tarifas, saque em moeda local nos caixas eletrônicos da rede internacional Cirrus e enviar e receber transferências internacionais em dólar em até dois dias úteis.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Confira quais são as vantagens de ter uma Conta Global do C6 Bank

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração