Leitura de 4 min

Conta no exterior: como declarar no Imposto de Renda 2024

Os depósitos não remunerados no exterior precisam ser declarados à Receita Federal. Os dados necessários podem ser encontrados no Informe de Rendimentos

Atualizado em

Saber como declarar conta internacional no Imposto de Renda é muito importante para se manter em situação regular com a Receita Federal. O pagamento de tributos é um dos principais fatores na manutenção de uma boa saúde financeira. Para ajudar você, o C6 Bank preparou este post para tirar suas principais dúvidas sobre o tema.  

Tela de notebook mostrando a página de download do programa do Imposto de Renda
O saldo no exterior é um dos itens que precisam ser declarados no Imposto de Renda.

Durante o texto, abordaremos os seguintes tópicos: 

  • Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda: passo a passo; 
  • Documentos necessários para a declaração de contas no exterior; 
  • Qual o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda?  

Aproveite para ler outros conteúdos relacionados ao tema:  

Importante: este texto é uma forma de ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração. 

Como declarar conta no exterior no Imposto de Renda: passo a passo 

Toda pessoa física com mais de R$ 140 em conta internacional precisa fazer a declaração de seus depósitos não remunerados em contas no exterior no Imposto de Renda. Entenda como funciona:  

  1. Os depósitos não remunerados no exterior devem ser informados na Declaração de Bens e Direitos, no grupo “06 – Depósito à Vista e Numerário” com o código “01 – Depósito em conta corrente ou conta pagamento”; 
  1. Em “Discriminação”, insira o valor de moeda estrangeira, bem como o banco e o número da conta; 
  1. Em “Localização (País)”, informe onde os valores estão depositados; 
  1. Finalmente, em “Situação em 31/12/2022” e no campo “Situação em 31/12/2023”, informe o valor de saldos que você tinha nessas datas, apresentados no Informe de Rendimentos. Eles devem estar convertidos em reais com base na cotação da moeda estrangeira fixada, para compra, pelo Banco Central, nestas datas. 

Embora o acréscimo patrimonial gerado pela variação cambial seja isento de tributação, este valor deve ser informado à Receita Federal na aba de Rendimentos Isentos e Não Tributáveis utilizando o código “99 – Outros”. 

Documentos necessários para a declaração de contas no exterior 

Fazer a declaração de contas no exterior é um procedimento simples, mas vale lembrar que são necessárias algumas informações que variam de pessoa para pessoa como: 

  • País onde foi aberta a conta; 
  • Nome do banco; 
  • Agência e número da conta; 
  • Saldo existente no dia 31/12 do ano-base da declaração. 

Esses dados estão presentes no informe de rendimentos, demonstrativo com as informações necessárias para declarar conta corrente no Imposto de Renda. Ele é emitido pelas instituições financeiras das quais você é cliente, com a forma de emissão variando caso a caso. 

Para clientes do C6 Bank, basta acessar seu perfil na parte superior da página inicial. Em “Documentos”, toque em “Solicitar declaração de dados”. Lá, você pode escolher se deseja a opção simples ou completa. 

Com essas informações em mãos, o passo a passo de declaração de aplicações em sua C6 Conta Global fica muito mais fácil.  

Qual o prazo para fazer a declaração do Imposto de Renda?  

A declaração do Imposto de Renda 2024 começou no dia 15/3 e vai até 31/5. Atente-se ao envio correto da documentação para não cair na malha fina da Receita Federal.  

Esperamos ter conseguido tirar suas dúvidas a respeito de como declarar conta internacional no Imposto de Renda. Para mais conteúdos como esse, continue acompanhando o nosso blog. Leia também: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.  

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.