Leitura de 2 min

Como declarar MEI no Imposto de Renda 2022

O fato de ser um microempreendedor individual, por si só, não obriga a entregar uma declaração de Imposto de Renda

Atualizado em

A Receita Federal já está recebendo as declarações do Imposto de Renda 2022 dos contribuintes. A expectativa é de que neste ano mais de 60 milhões de pessoas prestem contas ao Fisco. Nessa época, é comum que surjam dúvidas sobre o IR e uma delas é sobre o MEI (Microempreendedor Individual)

O fato de ser um microempreendedor individual, por si só, não obriga a entregar uma declaração de Imposto de Renda. O contribuinte deverá verificar se preenche os demais critérios de elegibilidade estabelecidos pela Receita Federal para confirmar a necessidade ou não de fazer a declaração.

Caso o contribuinte tenha recebido rendimentos tributáveis cujo valor ultrapassou em 2021 o limite de R$ 28.559,70 ou tenha recebido rendimentos isentos cujo valor seja superior a R$ 40.000,00, nas duas hipóteses ficará obrigado a entregar a declaração de Imposto de Renda.

Caso esteja obrigado, o contribuinte deverá informar em sua declaração os rendimentos provenientes da atividade de MEI, sejam eles de natureza isenta ou tributável.

Relacionadas:

Confira como declarar:

1. Calcule o seu lucro. Para isso, pegue a receita total bruta anual e subtraia as despesas feitas durante o ano.

2. Agora, calcule a parcela isenta de tributação. O percentual depende do tipo de atividade do seu negócio:

  • 8% da receita bruta para comércio, indústria e transporte de carga
  • 16% da receita bruta para transporte de passageiros
  • 32% da receita bruta para serviços em geral

O valor da parcela isenta deve ser usado para preencher a seção “Rendimentos Isentos – Lucros e Dividendos Recebidos pelo Titular”.

3. Depois, calcule a parcela tributável. Para isso, pegue o lucro e subtraia a parcela isenta. O valor da parcela tributável deve entrar na seção “Rendimento Tributável Recebido de PJ”.

Como acessar o informe de rendimentos no C6 Bank?

Para baixar o informe de rendimentos no app, para pessoa física (PF) e MEI, acesse no app as suas iniciais no canto superior direito, em seguida toque na opção “Informe de Rendimentos”.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não é cliente do C6 Bank? Abra uma Conta MEI completa e sem tarifas com C6 Business sem anuidade (sujeito a análise).

Leia também: Imposto de Renda 2022: tire todas as suas dúvidas sobre a declaração