Leitura de 2 min

Como declarar PGBL e VGBL no Imposto de Renda 2022

Dependendo do plano de previdência, você pode aproveitar as contribuições feitas no ano para abater na declaração do IR 2022

Atualizado em

Mulher segurando um papel e com uma calculadora, pensando em como declarar PGBL no IR 2022

Possui um plano de previdência? Dependendo do plano, você pode aproveitar as contribuições feitas no ano para abater na declaração do Imposto de Renda 2022. Confira abaixo:

Como declarar PGBL no IR 2022

O PGBL é um plano de previdência que você pode utilizar como despesa dedutível na declaração do Imposto de Renda, mas só até o limite de 12% dos rendimentos tributáveis.

Os valores pagos no ano devem ser declarados na ficha de pagamentos efetuados no código 36, de “Previdência Complementar”.

Relacionadas:

Como declarar VGBL no IR 2022

O VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livre) é um plano de previdência que funciona como um fundo de investimento para aposentadoria. A despesa com VGBL não é dedutível.

O saldo em 31 de dezembro de 2021 deve ser informado na declaração de Imposto de Renda na ficha de Bens e Direitos, no grupo “Outros Bens e Direitos”, no código 06 “VGBL”.

Os rendimentos recebidos do VGBL são tributáveis e devem ser declarados:

  • se optou pela tributação progressiva: no quadro “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”
  • se optou pela tributação regressiva: no quadro “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como pagar menos Imposto de Renda na previdência privada