MEI
Seu Bolso

Como emitir nota fiscal sendo MEI

Os tipos de nota fiscal variam de acordo com a ocupação que o empreendedor exerce.


Mulher sentada fazendo contas em uma calculadora
Como emitir nota fiscal sendo MEI

Um dos grandes benefícios ao se formalizar como MEI é poder emitir nota fiscal (NF). Com ela, o empreendedor acessa novos mercados, podendo vender para empresas e até mesmo órgãos públicos. 

A nota fiscal também ajuda o MEI a organizar melhor as finanças e a comprovar a prestação de serviço quando necessário.

Qual tipo de Nota Fiscal emitir?

Os tipos de nota fiscal variam de acordo com a ocupação que você exerce.

Serviços (Ocupações que recolhem ISS): caso você se enquadre em Serviços procure a prefeitura da sua cidade para ver quais as formas permissão da nota. As opções costumam ser: bloco de notas, nota fiscal eletrônica ou nota fiscal avulsa.

Cabe à prefeitura determinar as regras e autorizar a emissão de notas fiscais sempre que a ocupação exercida for prestação de serviços.

Comércio, indústria e transporte entre estados e municípios (Ocupações que recolhem ICMS): Agora se você se enquadra nessa modalidade, a nota é emitida por meio da Secretaria de Fazenda do seu Estado.

Cada Estado determina as regras para a emissão de nota quando sua ocupação for de comércio, indústria ou transporte entre municípios ou Estados.

Se você exerce ocupações de serviços, comércio, indústria e transporte (ISS + ICMS), precisará emitir dois tipos de nota fiscal.

Relacionadas:

É MEI e está endividado? Veja como renegociar com até 70% de desconto

MEI precisa declarar Imposto de Renda?

Confira o passo a passo de como emitir nota fiscal sendo MEI:

  1. Abra o seu MEI
  2. Vá na prefeitura da sua cidade ou Secretaria de Fazenda do seu Estado (dependendo do tipo de atividade que você exerça)
  3. Faça o credenciamento da sua empresa junto ao órgão publico
  4. A partir daí você será orientado de acordo com as regras do seu Estado ou município e do tipo de nota que escolher

MEI é obrigado a emitir Nota Fiscal?

Emitir nota é um benefício para o seu negócio. Mas existem situações em que é obrigação emitir esse documento, elas são:

  • Sempre que vender ou prestar serviços para outras pessoas jurídicas (empresas ou governo), independentemente do tamanho delas.
  • Quando seus clientes (pessoa física) solicitarem. Eles podem exigir a nota fiscal, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor.
  • Sempre que você precisar enviar seu produto para o cliente, independente se for empresa ou pessoa física, como por exemplo venda pela internet, telefone ou catálogo.

Você é MEI e ainda não tem uma conta para o seu negócio? No C6 Bank você abre sua Conta MEI pelo app em poucos toques, sem sair de casa. Tudo gratuito e sem burocracia.

Leia também: Como abrir uma conta MEI no C6 Bank?