Seu Bolso

Como escolher o melhor fundo de previdência para seu perfil?

Como escolher o melhor plano em meio a tantas opções existentes no mercado? Confira algumas dicas


Você já pensou em como se planejar melhor financeiramente para a aposentadoria? Uma das opções mais populares são os fundos de previdência.

Mas como escolher o melhor plano em meio a tantas opções existentes no mercado? Confira algumas dicas:

Observar o retorno

Quanto maior o prazo de uma aplicação, maior é o efeito dos chamados “juros compostos” (quando a rentabilidade é incorporada ao capital, aumentando a base para incidência de novos juros).

Vale lembrar que uma das vantagens dos planos de previdência é a possibilidade de pagar menos imposto que o cobrado por outras aplicações. Para investimentos superiores a 10 anos, a alíquota de IR cai para 10%, enquanto a taxa mínima é de 15% em outras aplicações.

Relacionadas:

Prestar atenção nas taxas

Além de fazer uma pesquisa exaustiva sobre se o plano que você estuda contratar combina com as suas necessidades, o conselho é sempre olhar para as taxas cobradas. A taxa de administração, por exemplo, muitas vezes acaba “comendo” parte da sua remuneração.

É importante dizer que fundos que permitem a aplicação de valores mais baixos tendem a cobrar taxas de administração maiores. Portanto, quanto maior o recurso inicial que você irá aplicar, menor a taxa de administração que potencialmente poderá encontrar.

Considerar a portabilidade

Se você já tem um plano mas está insatisfeito, é bom lembrar que os fundos de previdência privada oferecem a possibilidade de trocar de instituição, na chamada portabilidade. Isso permite transferir seus recursos sem custos se você encontrar um plano mais vantajoso ou de maior rentabilidade.

Como fazer a contratação de um plano de Previdência Privada no C6 Bank?

A contratação de um plano de previdência pode ser feita diretamente no app do C6 Bank. Acesse o app e toque em “C6 Invest”, selecione a opção “Catálogos de Produtos”, em seguida “Previdência Privada” e siga com a simulação para ver o que mais se adequa ao seu objetivo.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o débito automático do C6 Bank