Leitura de 4 min

Cartão virtual: o que é e como funciona?

O cartão virtual tem o mesmo limite do cartão de crédito tradicional e traz mais segurança para compras online

Atualizado em

Mulher sentada com roupas para exercícios físicos segurando celular na mão enquanto consulta seu cartão virtual no app do C6 Bank

Os cartões de crédito são itens indispensáveis no bolso dos brasileiros há anos. Por conta disso, surgem cada vez mais inovações relacionadas a essa tecnologia, como é o caso do pagamento por aproximação e do cartão virtual.

Em relação a este último, no entanto, a verdade é que muitas pessoas não têm conhecimento sobre, ou ainda possuem muitas dúvidas. Pensando nisso, o C6 Bank montou este artigo para explicar melhor esse conceito para você e responder às seguintes perguntas:

  • O que é cartão virtual?
  • Qual a diferença entre o cartão virtual e o físico?
  • Quais as vantagens do cartão virtual?
  • O cartão virtual tem custo?
  • Como gerar um cartão virtual?
  • Como utilizar o cartão digital?
  • Como consultar a fatura do cartão digital?
  • O cartão virtual é seguro?

Gostaria de ler outros conteúdos sobre cartões? Confira esses que separamos para você:

O que é cartão virtual?

cartão virtual de crédito é uma extensão do cartão de crédito tradicional, mas destinado apenas para compras online. Ambos usam o mesmo limite, mas cada um tem número, Código de Verificação do Cartão (CVC) e data de validade próprios.

Caso você já tenha um cartão de crédito C6 Bank, automaticamente tem à sua disposição a modalidade virtual, a fim de complementar sua experiência financeira com ainda mais versatilidade, praticidade e segurança.

Qual a diferença entre o cartão virtual e o físico?

A principal diferença entre eles é que o virtual não existe no meio físico, ou seja, as instituições não enviam o plástico para a casa do cliente – reduzindo não só custos operacionais, mas também o próprio custo ambiental ligado à emissão exagerada de plástico.

Outra diferença importante é o CVC, que é alterado frequentemente para evitar fraudes. Na prática, o cartão digital só pode ser usado uma vez por compra, já que depois da transação os seus dados são alterados e a combinação anterior se torna automaticamente inválida.

Quais as vantagens do cartão virtual?

A maior vantagem é a segurança: com a alteração dos dados do cartão virtual, sua clonagem  é muito dificultada. Além disso, vale destacar a praticidade: por ser virtual você não corre o risco de perdê-lo, como pode acontecer com o item físico.

Adicionalmente, cartões virtuais também têm a vantagem de poderem ser ativados com agilidade, bastando apenas alguns toques na tela do celular, sem a necessidade de esperar vários dias úteis como acontece com envios de cartões tradicionais que, caso não sejam biodegradáveis, futuramente gerarão uma quantidade considerável de resíduos.

O cartão virtual tem custo?

Não. No entanto, vale a pena ficar atento aos custos bancários. No C6 Bank, não é só o cartão virtual que não tem custo: você também pode abrir uma conta digital gratuita, sem anuidade e taxa de manutenção.

Como gerar um cartão virutal?

Para solicitar o cartão virtual do C6 Bank, acesse o app do banco, toque em “Cartão” e depois selecione a opção desejada. Aí, basta seguir as instruções apresentadas. O cliente só precisa saber a senha do seu cartão físico, uma vez que ela será necessária no processo.

Como utilizar o cartão digital?

O uso é indicado para qualquer pessoa que faça compras pela internet. Como os dados mudam com frequência, o cartão passa a ser mais seguro e evita fraudes online.

Vale notar: não é possível utilizar cartões virtuais em maquininhas, pois eles são destinado 100% para realização de compras na internet.

Como consultar a fatura do cartão digital?

Os cartões virtuais não têm faturas individuais. Como compartilham do mesmo limite que o cartão físico do titular da conta, as despesas digitais também são cobradas por meio da fatura principal, em que constam as despesas físicas.

O cartão virtual é seguro?

Sim. Como mencionamos anteriormente, quando o consumidor faz uma compra na internet utilizando esse tipo de cartão, ao final da operação ele deixa de existir com aqueles dados. Ou seja: mesmo se alguém pegar as informações, não será possível utilizá-las novamente.

Agora que você sabe o que é o cartão virtual e entende melhor suas vantagens, funcionamento e utilização, é só ativar o seu no app do C6 Bank e começar a usar.

No meio tempo, que tal conhecer outros benefícios oferecidos pelo C6 Bank? Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.