Leitura de 2 min

Como pagar menos Imposto de Renda na previdência privada

Planejamento é o segredo do sucesso para quem quer viver bem na aposentadoria

Atualizado em

Planejamento é o segredo do sucesso para quem quer viver bem na aposentadoria. Para isso, é preciso começar a pensar desde cedo sobre como guardar dinheiro para este momento da vida.

Quem tem tempo ao favor pode apostar em planos de previdência privada, que oferecem vantagens tributárias aos investidores, pagando menos Imposto de Renda do que outras opções disponíveis no mercado.

Relacionadas:

Como pagar menos IR na previdência privada?

Previdência não tem come-cotas

O come-cotas é uma cobrança que incide em produtos como fundos multimercado, feita duas vezes ao ano. Quando o investidor aposta em um fundo de previdência, a cobrança do imposto acontece só no momento do resgate.

Isso permite que o dinheiro que seria usado para pagar o Imposto de Renda antecipado fique rendendo por mais tempo e dê mais lucro ao investidor.

Alíquotas de IR mais baixas

Existem dois modelos de tributação: progressiva e regressiva. Na progressiva, a alíquota varia de acordo com o valor resgatado e pode chegar a 0%. Na regressiva, o IR vai diminuindo com o passar do tempo, podendo chegar a 10%.

Dedução no Imposto de Renda para planos PGBL

Quem contrata um plano PGBL e faz a declaração completa do IR pode ser beneficiado com deduções. Neste caso, o investidor consegue um abatimento de até 12% da renda tributável.

Importante: este texto é uma forma de te ajudar na sua busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: O C6 Bank é bom?