Leitura de 3 min

Como proteger seu dinheiro da inflação (e ainda lucrar)? Conheça o CDB IPCA

O CDB IPCA é uma opção de investimento que tem o objetivo de proteger o seu patrimônio de altas inflacionárias.

Atualizado em

O CDB IPCA, com o próprio nome diz, é um Certificado de Depósito Bancário que tem sua remuneração atrelada ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), índice que mede a variação de preços de um conjunto de produtos e serviços e calcula a inflação oficial do Brasil.

O CDB IPCA é uma boa opção em tempos de inflação alta, uma vez que sua rentabilidade é calculada a partir do próprio IPCA, mais uma taxa de prêmio que varia de acordo com o prazo do título. Na prática, ela garante ao investidor um ganho real acima da inflação.

Vamos tomar como exemplo um CDB que paga IPCA + 2% ao ano. Isso significa que o investidor vai receber o dinheiro que aplicou, mais a variação do índice de inflação IPCA no período, mais uma taxa prefixada de 2% ao ano. Ou, em outras palavras, 2% acima da inflação anual.

Por que é importante proteger o seu dinheiro da inflação?

A inflação é o nome técnico para a desvalorização do dinheiro, o que implica redução do seu poder de compra. Na prática, quando a inflação sobe, você precisa de mais reais para comprar os mesmos itens.

No último ano, observou-se uma alta acelerada dos preços no Brasil, o que levou o Banco Central a elevar a taxa básica de juros. Segundo o Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação do país desacelerou em março e registrou alta de 0,16%, 0,67 ponto percentual. A inflação acumulada no ano está em 1,42%. 

Por isso, investir em um título atrelado à inflação é uma forma de garantir o poder de compra ao longo dos anos e proteger o seu patrimônio.

Por que investir em CDB IPCA?

  • Proteger o seu patrimônio da inflação e garantir um ganho real para o seu investimento.
  • É coberto pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC): o CDB é um produto financeiro com proteção do FGC. Isso significa que, caso a instituição financeira enfrente problemas de solvência, você tem o seu dinheiro assegurado. O FGC cobre o limite de R$ 250 mil por CPF em cada instituição financeira.
  • Aplicação mínima com valor baixo: o CDB é reconhecido por ser um investimento acessível em que é possível começar a investir com pouco dinheiro. No C6 Bank, por exemplo, os aportes começam a partir de R$ 100 no CDB IPCA.
  • Apesar dos pontos positivos do CDB IPCA, é importante lembrar que só você pode avaliar qual é o melhor produto financeiro para investir. Essa é uma decisão muito pessoal que você deve levar em consideração alguns fatores, como objetivo daquele dinheiro, risco do investimento, prazo que deseja resgatar, etc.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.