Leitura de 3 min

Como se cadastrar no CadÚnico?

Existem diversas maneiras de fornecer seus dados para o cadastro no CadÚnico

Atualizado em

Duas mãos em formato de concha, envolvendo a figura de uma família de quatro pessoas, um porco de cofrinho e algumas moedas, remetendo ao CadÚnico
Você sabe como fazer o CadÚnico?

O Cadastro Único é um registro que permite o governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. Saber como se cadastrar no CadÚnico é essencial para que o governo consiga tomar providências para ajudar a população. Uma vez que o registro auxilia na implementação de políticas públicas para melhorar a vida de pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Seja para ajudar alguém ou realizar o seu cadastro, neste post vamos explicar passo a passo como fazer o CadÚnico.

Relacionadas:

Quem pode fazer o CadÚnico?

Existem pequenas exigências para fazer o seu cadastro único. As famílias que desejam se inscrever, precisam se enquadrar nas seguintes características:

  • Ganhar até meio salário mínimo por pessoa
  • Ganhar até três salários mínimos de renda mensal total

Caso a sua família faça parte de alguma dessas opções, você pode fazer o cadastro único.

Por que fazer um CadÚnico?

Ao se inscrever no CadÚnico, você pode ter acesso a vários programas sociais. Alguns exemplos são o Programa Auxílio Brasil, o Programa Tarifa Social de Energia Elétrica, o ID Jovem, o Casa Verde e Amarela e o Bolsa Verde.

Vale ressaltar: ter o CadÚnico não permite que você acesse todos os programas do governo. Cada um tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é sempre ter o seu cadastro atualizado.

Onde fazer o cadastro?

Periodicamente, os municípios promovem visitas domiciliares às famílias de baixa renda para fazer o cadastramento. No entanto, também é possível procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) para fazer o cadastro.

Agora, confira como se cadastrar:

Como se cadastrar no CadÚnico?

Existem alguns pré-requisitos:

  • Ter um responsável pela família para responder às perguntas. Essa pessoa deve ser parte da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para tal responsável, é necessário CPF ou Título de Eleitor.
  • Apresentar pelo menos um dos seguintes documentos, de todas as pessoas da família:
    • Certidão de Nascimento
    • Certidão de Casamento
    • CPF
    • Carteira de Identidade (RG)
    • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena
    • Carteira de Trabalho
    • Título de Eleitor

Aplicativo do CadÚnico

Em março de 2022 foi criada uma alternativa para o pré-cadastro no sistema: o aplicativo do CadÚnico.

Nele, o cidadão pode informar dados importantes para o cadastro de maneira prévia. Depois, tem até 120 dias para comparecer a um Posto de Atendimento do Cadastro Único para apresentar os documentos obrigatórios e resolver quaisquer problemas relativos à falta de informações.

Para saber onde há Postos de Atendimento do Cadastro Único da sua cidade, você pode encontrar o CRAS mais próximo clicando aqui, ou pelo aplicativo.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como faço para contratar o Empréstimo FGTS do C6 Bank?