Leitura de 2 min

Como tirar o título de eleitor pela primeira vez?

O prazo para tirar o título de eleitor é até o dia 4 de maio

Atualizado em

Como tirar o título de eleitor?

O prazo para tirar o seu primeiro título de eleitor está chegando. Mas ainda dá tempo de realizar a solicitação e o melhor: você pode fazer tudo sem sair de casa.

Os cidadãos acima de 18 anos que não tirarem o seu título estão sujeitos a uma série de restrições e impedimentos legais. Se você tem entre 16 e 17 anos, o alistamento eleitoral é opcional.

Entenda como tirar o título pela primeira vez através do sistema TítuloNet:

Relacionadas:

Confira o passo a passo para tirar o título de eleitor

  1. Acesse o sistema TítuloNet e selecione a opção “Não tenho”, na guia “Título de Eleitor”;
  2. Preencha todos os campos com os seus dados pessoais;
  3. O sistema irá solicitar o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade do eleitor.
  4. A primeira é uma fotografia sua segurando o seu documento oficial de identificação, e a segunda e a terceira são a frente e verso do seu documento de identificação. A quarta foto a ser enviada deve ser do seu comprovante de residência. Além disso, homens entre 18 e 45 anos devem enviar o comprovante de quitação com o serviço militar.
  5. Após o cadastro, você pode acompanhar o andamento da sua solicitação. Para fazer isso, basta clicar em “Acompanhar requerimento” e informar o protocolo gerado durante o cadastro.  

e-Título: documento digital

Se não houver pendências no processamento das suas informações, o TSE recomenda que você faça o download do aplicativo e-Título. Com o app você consegue utilizar o documento na versão digital, sem a necessidade de fazer uso do título de papel.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: C6 Bank lança conta Yellow para crianças e adolescentes