• Início
  • Produtos
  • Conheça as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

Leitura de 7 min

Conheça as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

O C6 Bank tem um claro compromisso com a sociedade e com o meio ambiente; saiba mais

Atualizado em

Foto da entrada do C6 Bank, com duas pessoas passando em primeiro plano no sentido da entrada do banco. No meio dela, vemos o logo do C6 Bank colocado no jardim, refletindo a luz do sol.

Desde sua criação, o C6 Bank realiza muitas iniciativas de impacto socioambiental. Ao longo dos anos, foram desenvolvidas diversas ações internas e externas com o objetivo de reforçar nosso trabalho em relação ao meio ambiente e à sociedade, além de incentivar os clientes a replicarem algumas atitudes no seu dia a dia.

Dentre as realizações estão a compensação da emissão de carbono, inclusão de ONGs na C6 Store, Expedições Financeiras, cartão Acqua (primeiro biodegradável do Brasil) e mais.

Quer descobrir todas as iniciativas socioambientais do C6 Bank? Explore este post que o banco preparou para você, com os seguintes tópicos:

  • Cartão Acqua: o primeiro cartão biodegradável
  • Compensação de emissões desde 2020
  • Movimento Ambição Net Zero
  • Sede com alta ecoeficiência
  • Iniciativas sustentáveis internas
  • Institutos associados ao C6 Bank
  • Iniciativas externas de impacto socioambiental
  • Educação financeira
  • Agentes da Mudança: reconhecimento interno
  • Governança corporativa

Descubra também outros textos relacionados à sustentabilidade:

Cartão Acqua: o primeiro cartão biodegradável 

Para diminuir o impacto do plástico no planeta, criamos o primeiro cartão biodegradável do Brasil. O Acqua é feito a partir do milho, com o objetivo de reduzir o consumo de plástico, material que pode levar 400 anos para se decompor na natureza.  

Compensação de carbono desde 2020 

O C6 Bank faz a compensação de emissões de carbono desde 2020, através da compra de crédito gerado por projetos socioambientais na floresta Amazônica.

Para isso, fazemos sempre um inventário das emissões de todas as empresas do grupo. Nele, estão inclusos o consumo de energia elétrica, o transporte dos funcionários, deslocamentos de táxi e viagens de avião.

Movimento Ambição Net Zero

Somos um dos integrantes do Movimento Ambição Net Zero, iniciativa de aceleração que visa desafiar empresas integrantes do Pacto Global da ONU. O principal objetivo é incentivar que elas estabeleçam compromissos em relação ao clima e integrem o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 (Ação Climática). Além disso, todos os envolvidos no Movimento devem, juntos, reduzir duas gigatoneladas de CO2 em emissões acumuladas até 2030.

Como parte do movimento, nos comprometemos a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a publicar anualmente um inventário. Por fim, também firmamos compromisso em definir metas de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) de forma alinhada aos critérios da iniciativa Science Based Targets (SBTi).

Sede com alta ecoeficiência

Localizada na região central de São Paulo, a sede do C6 Bank possui ecoeficiência comprovada pela certificação Leadership in Energy & Environmental Design (LEED), do Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos.

O edifício privilegia a iluminação natural, além de ter um sistema de ar-condicionado para atender as características térmicas de cada espaço. Dessa forma, aumentamos o conforto dos colaboradores e potencializamos a redução no consumo de energia elétrica.

Além disso, o banco firmou compromisso em plantas 25 mil árvores em 2022. Tudo através da Coalização Planeta Priceless, uma parceria com a Mastercard.

Iniciativas sustentáveis internas

Dentre algumas das nossas iniciativas sustentáveis internas, estão:

  • Desafio do Consumo Consciente: ação de 21 dias que estimulou os CSixers a adotarem hábitos de vida mais sustentáveis. O desafio foi feito por dois anos consecutivos e será implementado em 2023;
  • Agentes ESG: implementação do Programa Agentes ESG interno, no qual os participantes criam projetos ESG para fortalecer a conexão entre sustentabilidade e os produtos do banco .

Institutos associados ao C6 Bank

Como forma de incentivar atitudes mais responsáveis em seus clientes, o C6 Bank disponibiliza na C6 Store uma aba de Doações com seus institutos parceiros. Por lá, as pessoas podem escolher como apoiar: através de pontos C6 Átomos ou no débito. Conheça as ONGs parceiras:

  • Instituto Terra: fundado pelo casal Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, tem como objetivo a restauração ambiental e o desenvolvimento rural sustentável do Vale do Rio Doce, região originalmente coberta pela Mata Atlântica;
  • SAS Brasil: Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que atua de forma itinerante em cidades carentes de acessos a médicos especialistas;
  • Fundação Almerinda Malaquias: Organização da Sociedade Civil (OSC), instituição privada e sem fins lucrativos comprometida em promover geração de renda, educação ambiental, sensibilização dos recursos naturais, orientação e formação profissional para habitantes de Novo Airão-AM;
  • Fundação Amor Horizontal: apoia a infância e estimula a cultura de doação no Brasil por meio de projetos sociais certificados com a população infantojuvenil e famílias em situação de vulnerabilidade de todas as regiões do Brasil;
  • Lar das Crianças: pertencente à Congregação Israelita Paulistana, é uma instituição sem fins lucrativos com o objetivo de dar oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens dos quatro anos até o encaminhamento escolar;
  • Instituto Mais Diversidade: organização sem fins lucrativos que mobiliza recursos e parcerias para articular soluções para a população LGBTI+.

Diversidade e inclusão

O C6 Bank possui diversas iniciativas de diversidade internas e externas. Veja algumas delas:

  • Cartilha de diversidade e inclusão: elaborada por pessoas de diferentes grupos identitários, oferece acesso a informações, orientações e reflexões para público interno e externo;
  • Grupo de aliados: composto por voluntários dentro do banco que querem contribuir com ações de diversidade e inclusão;
  • Cartões: temos o cartão Rainbow, que representa uma série de iniciativas que estamos construindo em prol do respeito e da diversidade para toda a comunidade LGBTQIA+. Também disponibilizamos a opção de escolher o nome que será escrito no cartão como forma de valorizar a diversidade e promover uma cultura inclusiva;

Educação financeira

Descubra a seguir algumas iniciativas na área de Educação Financeira:

  • Expedições Financeiras: iniciativa que leva conhecimento sobre finanças pessoais e para empreendedores, além de consultorias individuais e gratuitas para pessoas que vivem em diversas regiões do Brasil. Até agora já tivemos duas edições – Caatinga (nos municípios de Santo Amaro-MA, Cruz e Acaraú – CE) e Amazônia (no município de Novo Airão-AM);
  • C6 Escola: matéria eletiva de educação financeira para adolescentes do ensino médio da rede pública, idealizada em parceria com a E. E. Renato Braga. Contempla conteúdos de finanças, planejamento pessoal, produtos e serviços financeiros;
  • Multiplicadores: projeto com o objetivo de formar CSixers em educação financeira para que possam auxiliar na orientação de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Agentes da Mudança: reconhecimento interno

Este projeto tem como função incentivar e reconhecer os colaboradores nas ações sociais do banco. São elas:

  • Meu Amigo CSixer: conectar CSixers com jovens participantes de projetos de qualificação profissional para apoiá-los na construção de seus projetos de vida;
  • Programa de Mentoria: voltado para mulheres que atuam ou estão interessadas na carreira na área de tecnologia. Aborda temas como igualdade de gênero na área de TI, desenvolvimento de carreira e qualificação profissional;
  • Campanhas solidárias: como por exemplo, Ação Chocolate, Inverno Solidário, Outubro Rosa, etc.

Governança corporativa

Trabalhamos com boas práticas de governança corporativa e aplicamos seus fundamentos de forma ampla no cotidiano da empresa. Descubra a seguir algumas iniciativas:

  • A estrutura organizacional do banco é formada por órgãos da alta administração, os quais possuem suporte de subcomitês temáticos multidisciplinares que se reúnem periodicamente;
  • Divulgação de relatórios com dados relevantes da instituição, como o Relatório de Sustentabilidade;
  • Gestão horizontal, baseada na “autorcracia”, que está relacionada a um exercício de liberdade com responsabilidade;
  • Existência do Código de Ética e Conduta e políticas internas voltadas a esses objetivos;
  • Disponibilização de um canal de denúncias anônimas on-line para manter a transparência e para que colaboradores e clientes possam relatar incidentes, casos de discriminação e suspeitas de irregularidades.

Agora você já sabe tudo sobre as iniciativas de impacto socioambiental do banco. Dessa forma, pode entender como o C6 Bank está constantemente em busca de melhorar suas ações e incentivar seus colaboradores e clientes a adotarem práticas mais sustentáveis e responsáveis no seu dia a dia.

Leia também: Conquistas 2022: todas as iniciativas de impacto socioambiental do C6 Bank

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Informações sobre os produtos e serviços do C6 Bank vigentes na data da postagem deste texto. As regras e condições de cada produto e/ou serviço podem ser posteriormente alteradas. Consulte os termos vigentes no momento da contratação pelo app.