Economia
Novidades

Conheça os 3 fundos de previdência que mais renderam no C6 Bank

Fundos mais rentáveis disponíveis no banco digital tiveram remuneração entre 6% e 11% em 12 meses


A previdência privada, um dos produtos de investimento que o C6 Bank oferece em sua plataforma, tem ganhado cada vez mais espaço como uma forma de complementar a renda da aposentadoria paga pelo INSS. Ela tem um funcionamento parecido com o de fundos de investimentos, mas com um objetivo bem específico: garantir renda para um futuro mais confortável.

O investidor pode, naturalmente, planejar renda extra para a terceira idade de outras maneiras, investindo em outros produtos. Mas, segundo especialistas em finanças, se o plano é ter renda para quando não se está mais trabalhando, a previdência privada oferece algumas vantagens importantes em relação aos demais produtos de investimento, como a praticidade dos aportes mensais automáticos e os benefícios tributários e sucessórios.

O C6 Bank tem mais de 30 opções de fundos de previdência privada em sua plataforma de investimentos. Nos últimos 12 meses, os que apresentaram a maior rentabilidade foram:

  • Studio Icatu 49 Previdenciário FI MM (11,47%)
  • Icatu Kadima Fie Prev FIC de FI MM Créd Priv (9,43%)
  • Icatu Seg Duration FI RF (6,24%)

Para ver essas e outras opções ofertadas pelo banco, basta selecionar C6 Invest na home do app e, depois, Previdência. O usuário pode navegar pela lista de fundos de previdência ou fazer uma simulação, considerando a idade com a qual deseja se aposentar e quanto deseja receber por mês.

Vantagens

Na previdência privada, o usuário pode programar investimentos mensais automáticos com débito direto em conta. Assim, não há o risco de esquecer de fazer a aplicação ou de aportar menos do que o pretendido para alcançar o montante desejado no futuro.

Outro benefício está na tributação do imposto de renda. As taxas que incidem sobre a previdência privada são diferentes de outros produtos, e o investidor escolhe se deseja ser tributado de forma progressiva ou de forma regressiva. No primeiro modo, o tributo é calculado com base no valor escolhido para resgatar ou receber mensalmente. No segundo, a tributação está relacionada ao período de investimento — quanto mais tempo ele mantiver o dinheiro aplicado, menor é a alíquota de IR.

A previdência privada ainda apresenta outras duas vantagens: diferentemente dos fundos de investimentos comuns, os fundos de previdência não cobram taxa de performance nem come-cotas; e é possível fazer um planejamento sucessório do investimento, com vantagens relacionadas a inventário, imposto de transmissão, custos advocatícios e indicação de beneficiários.