Leitura de 6 min

Resgate antecipado de investimentos: quais as consequências?

Veja como retirar o dinheiro de suas aplicações antes do prazo de validade por meio de um resgate antecipado.

Atualizado em

celular repousando sobre mesa rodeado de diferentes itens, aberto em tela do aplicativo do c6 bank de resgate antecipado de investimentos
O resgate antecipado segue diferentes regras de acordo com o produto em questão

O resgate antecipado é a retirada de dinheiro de um investimento antes da data prevista. Certificados de Depósito Bancário (CDBs)e fundos de previdência privada, por exemplo, costumam estabelecer um prazo mínimo para o valor ficar investido. Porém, pode acontecer da pessoa precisar dele antes da data estipulada.

Para entender melhor como funciona para resgatar CDBs antes do vencimento e outros investimentos, nós resolvemos os principais pontos do assunto:

  • O que é resgate de investimento?
  • Como funciona o resgate de investimento?
  • Quais as consequências do resgate antecipado de investimento?
  • Resgate antecipado CDB
  • Resgate antecipado previdência privada
  • Quais ativos podem ser resgatados a qualquer momento?
  • Dicas para resgatar seu dinheiro antes do vencimento
  • Invista em ativos com resgate antecipado e liquidez diária no C6 Bank

Selecionamos alguns textos sobre investimentos que também podem interessar:

O que é resgate antecipado?

O resgate antecipado é a retirada de um dinheiro aplicado antes da data de vencimento. Alguns investimentos de longo prazo determinam um tempo mínimo para que o dinheiro fique depositado. Investimentos como CDBs e fundos de previdência privada, por exemplo, costumam ter datas de vencimento.

Porém, caso aconteça algum imprevisto e o valor precise ser retirado antes do prazo esperado, isso é possível. No entanto, é importante entender se vale a pena recorrer a esse saque, pois ele pode ter gastos que impactem o lucro do investimento ou ainda tragam prejuízos.

Como funciona o resgate de investimento?

Para fazer o resgate antecipado no C6 Bank, é só seguir as etapas listadas abaixo:

  1. No app do C6 Bank, vá em “C6 Invest”;
  2. Em “Meus investimentos”, toque em “Renda Fixa” – no caso de CDBs – ou “Fundos”;
  3. Localize a opção que deseja resgatar e selecione “Ver produto”. Depois, toque em “Detalhes”;
  4. Você será apresentado a todas as informações do ativo. Busque e selecione “Resgatar” novamente. Em seguida, siga as instruções apontadas.

Para CDBs, na tela de resgate, você pode checar em quanto tempo o dinheiro estará na sua conta. As aplicações e os resgates podem ser realizados das 07h30 às 19h em dias úteis.

Vale notar: no caso de CDBs IPCA+, prefixados ou pós-fixados com vencimento, não é possível resgatar antecipadamente.

O prazo de resgate de fundos também fica visível no app C6 Bank. As solicitações de aplicação e resgate podem ser feitas em qualquer dia e horário e serão processadas apenas em dias úteis, das 8h às 13h.

Quais as consequências do resgate antecipado de investimento?

Quando uma pessoa faz um resgate antecipado, ela deve se atentar a alguns fatores. Primeiramente, ela deve conhecer quais são as regras daquele investimento e quais taxas ela estará sujeita a pagar no momento da retirada.

Um dos fatores mais importantes a se atentar é a consequência tributária, ou seja, pagar uma alíquota maior de Imposto de Renda sobre o rendimento, dependendo do prazo que o dinheiro ficou aplicado (veja abaixo).

PrazoAlíquota
Até 180 dias 22,5%
De 181 a 360 dias 20%
De 361 a 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

Com isso, é possível concluir que quanto mais tempo o dinheiro fica aplicado, mais ele tende a render.

Resgate antecipado CDB

Na hora de aplicar em CDBs, é importante conhecer as regras de resgate de cada um. Para esses ativos – com exceção dos investimentos com liquidez diária – você só terá a rentabilidade planejada se deixar o dinheiro até o prazo combinado.

Os CDBs atrelados ao CDI com liquidez no vencimento podem ser resgatados antes da validade, porém o rendimento será inferior ao planejado inicialmente.

Já os CDBs IPCA+, CDBs prefixados ou CDBs pós-fixados com vencimento, como mencionamos, não podem ser resgatados.

Uma opção para esses investimentos em renda fixa sem ter que limitar o seu resgate são os CDBs de liquidez diária. Esses ativos permitem que a qualquer momento você tenha acesso ao valor investido e possa trazê-lo de volta para a conta corrente.  

Resgate antecipado previdência privada

Ao investir em fundos da previdência privada, também é importante conhecer as características dele. Cada fundo terá um prazo de conversão de cotas, o que significa a quantidade de dias que leva para transformar a sua participação em dinheiro. A data de cotização pode ser no mesmo dia (D0) ou no dia seguinte (D+1)

Além disso, alguns fundos terão carência e prazo de resgate, que serão períodos que podem atrasar um pouco mais o saque.

A solicitação de aplicação e resgate pode ser feita a qualquer momento, mas só será processada em dias úteis.

Quais ativos podem ser resgatados a qualquer momento?

Existem alguns ativos que permitem o resgate automático, independente da data de vencimento. Dessa forma, a pessoa pode recuperar o dinheiro caso seja necessário. Esse é o caso dos CDBs de liquidez diária, fundos D0, ações, fundos imobiliários e ETFs, por exemplo.

Essas modalidades são pensadas justamente para quem deseja ter uma via de acesso mais rápido ao valor investido em caso de urgência.

Dicas para resgatar seu dinheiro antes do vencimento

As consequências vão depender do tipo de aplicação e das possibilidades de negociação com a instituição financeira. Veja algumas recomendações abaixo:

  • Ler a lâmina do investimento: a ficha resumida onde estão todos os detalhes, como taxas, encargos, variação dos rendimentos;
  • Investir em aplicações com prazo longo quando tiver uma reserva de emergência: o ideal é que ela seja equivalente a seis meses de salário, devendo ficar guardada em uma aplicação com liquidez diária.

Invista em ativos com resgate antecipado e liquidez diária no C6 Bank

No C6 Bank, você encontra ativos de longo prazo com possibilidade de resgate antecipado e de liquidez diária. Tudo isso no C6 Invest, a nossa plataforma dentro do app do C6 Bank, dedicada para os seus investimentos, com praticidade e feita para o seu bolso.

Entre fundos e CDBs, você pode ver ativos de aplicações mínimas com valores muito acessíveis e começar a buscar uma rentabilidade interessante pensando em um futuro mais distante. Além disso, nós contamos com um catálogo extenso de CDB com liquidez diária. Assim, você consegue rentabilizar o capital deixando-o de fácil acesso, caso seja preciso fazer um resgate antes do previsto, e sem prejudicar a rentabilidade no longo prazo.

Agora você conhece como funciona o resgate antecipado e a importância de conhecer as regras desses investimentos para ter bons rendimentos. Esperamos que as informações apresentadas ajudem você a planejar seus investimentos de curto e longo prazo.

Leia também alguns textos sobre previdência e CDBs: 

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.