Seu Bolso

O que é Copom?

O Comitê de Política Monetária é responsável por definir a taxa básica de juros


Mulher de roupa social e óculos olhando para a câmera pensando o que é Copom

O Copom é um órgão presente na vida de todas as pessoas. Isso porque ele é responsável por definir a taxa básica de juros da economia, que reflete em todos os produtos e serviços presentes no dia a dia.  

Quer entender como funcionam as reuniões do Copom, quais dados são levados em consideração para definir a Selic e muito mais? Confira tudo nessa matéria.  

Relacionadas: 

O que é Copom? 

Copom é a sigla para Comitê de Política Monetária, órgão do Banco Central. Ele é formado por um Presidente e diretores que, a cada 45 dias, definem a Selic.  

Por ano são realizadas oito reuniões que, normalmente, ocorrem em dois dias seguidos. O calendário reunião Copom é divulgado até o mês de junho do ano anterior.   

Como funcionam as reuniões do Copom? 

As reuniões Copom seguem sempre um padrão. Os membros integrantes do órgão assistem a apresentações técnicas do corpo funcional do BC. Nelas são destacadas as perspectivas das economias brasileira e mundial, das condições de liquidez e do comportamento dos mercados.  

Na sequência, há uma reunião para a decisão dos membros, que precisam votar e têm seus votos divulgados ao público. Além disso, a decisão final tem como objetivo fazer com que a inflação medida pelo IPCA fique alinhada com a meta definida pelo CMN.  

A decisão é divulgada no mesmo dia através de um comunicado na internet e, em um prazo de até quatro dias úteis após as reuniões, é publicada a ata Copom.  

O que o Copom considera em suas decisões? 

Para garantir que a decisão esteja alinhada com todo o cenário macroeconômico, são levados em consideração os seguintes fatores: 

  • Inflação 
  • Atividade econômica 
  • Contas públicas 
  • Cenário externo 

Como funciona o período pós-reunião? 

Assim que a taxa Selic é definida na Copom ata, o Banco Central passa a atuar em operações de mercado aberto para manter a taxa de juros próxima ao valor da reunião. Ou seja, o BC compra e vende títulos públicos federais para manter o mercado em constante movimento.  

Para a política monetária atingir seus objetivos, o BC publica trimestralmente o Relatório de Inflação, que analisa a evolução recente e perspectivas da economia.  

Além disso, a equipe econômica do C6 Bank divulga análises pré e pós Copom para divulgar e discutir as projeções do BCB. Veja a análise mais recente publicada no blog

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app. 

Leia também: Podcast Macro Review: ‘Qual a dose certa do remédio?’