• Início
  • Economia
  • Copom sinaliza Selic a 12,75%, mas abre espaço para altas adicionais

Leitura de 3 min

Copom sinaliza Selic a 12,75%, mas abre espaço para altas adicionais

Equipe econômica do C6 Bank, comandada por Felipe Salles, analisa decisão do Copom de aumentar a Selic

Atualizado em

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (16) o aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros. Com a decisão, a Selic saltou de 10,75% para 11,75% ao ano.

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank, comandada pelo economista-chefe, Felipe Salles:

O Banco Central do Brasil (BCB) confirmou as expectativas e elevou a taxa Selic nesta quarta-feira em 100 pontos-base, de 10,75% para 11,75%. Adicionalmente, sinalizou outro ajuste da mesma magnitude na próxima reunião.

As projeções de inflação do BCB no cenário de referência situam-se em torno de 7,1% para 2022 e de 3,4% para 2023. Este cenário supõe trajetória de juros que se eleva até 12,75% ao final de 2022 e reduz-se para 8,75% ao final de 2023. O comitê apresentou um cenário alternativo, em que o preço do barril do petróleo segue aproximadamente a precificação do mercado futuro observada na semana anterior à reunião do Copom, terminando o ano em US$ 100. Nesse cenário, as projeções de inflação do comitê situam-se em 6,3% para 2022 e 3,1% para 2023.

O texto afirma que o ciclo de juros nos cenários avaliados é suficiente para a convergência da inflação para patamar em torno da meta ao longo do horizonte relevante. Essa sinalização é compatível com uma Selic terminal de 12,75%.

Entretanto, o comunicado abre espaço para ajustes adicionais na taxa de juros além da próxima reunião, caso necessário. O Copom afirmou que o momento exige serenidade para avaliação da extensão e duração dos atuais choques. Caso esses se provem mais persistentes ou maiores que o antecipado, o comitê estará pronto para ajustar o tamanho do ciclo de aperto monetário.

Por fim, o texto reforçou que o Copom irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas. De fato, as projeções da Pesquisa Focus encontram-se acima das metas tanto em 2022 (6,45% versus 3,5%) quanto em 2023 (3,7% versus 3,25%).

Em suma, acreditamos que a comunicação é condizente com uma Selic terminal em 12,75%, mas reconhecemos a possibilidade de o ciclo ir além. Aguardamos a ata da reunião, que será divulgada na próxima terça (29), para termos mais detalhes sobre os rumos futuros da política monetária.

Equipe Econômica C6 Bank:

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Leia também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.