Economia

Copom sobe Selic em 1 ponto e sinaliza provável novo ajuste

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank


O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central anunciou nesta quarta-feira (4) o aumento de um ponto percentual na taxa básica de juros. Com a decisão, a Selic saltou de 11,75% para 12,75% ao ano.

Leia a íntegra da análise da equipe econômica do C6 Bank, comandada pelo economista-chefe, Felipe Salles:

O Banco Central do Brasil (BCB) confirmou as expectativas e elevou a taxa Selic nesta quarta-feira em 100 pontos-base, de 11,75% para 12,75%.

As projeções de inflação do BCB no cenário de referência situam-se em torno de 7,3% para 2022 e de 3,4% para 2023. Este cenário supõe trajetória de juros que se eleva até 13,25% ao final de 2022 e reduz-se para 9,25% ao final de 2023. O comitê incorporou nesse cenário a hipótese de que o preço do barril do petróleo segue aproximadamente a precificação do mercado futuro observada na semana anterior à reunião do Copom, terminando o ano em US$ 100.

O Copom continua afirmando que, “diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista”. Esse trecho justifica a continuação das elevações de juros. De fato, as projeções da Pesquisa Focus encontram-se acima das metas tanto em 2022 (7,89% versus 3,5%) quanto em 2023 (4,1% versus 3,25%).

Quanto aos próximos passos, o Comitê “antevê como provável uma extensão do ciclo com um ajuste de menor magnitude”, sinalizando uma alta, na nossa visão, de 50 pontos-base na reunião de junho como a decisão mais provável. “O Comitê nota que a elevada incerteza da atual conjuntura, além do estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demandam cautela adicional em sua atuação.” Esse trecho indica que a manutenção da Selic no patamar atual na próxima reunião também possui probabilidade elevada.

Em suma, acreditamos que a comunicação é condizente com uma última alta de 50 pontos-base na reunião de junho, terminando o ciclo de juros em 13,25%, mas o Copom deixou em aberto a possibilidade de manter a taxa Selic em 12,75%. Aguardamos a ata da reunião, que será divulgada na próxima terça (10), para termos mais detalhes sobre os rumos futuros da política monetária.

Equipe Econômica C6 Bank:

Felipe Salles Head
Claudia Moreno Head Brasil
Claudia Rodrigues Head Internacional
Felipe Mecchi Internacional
Heliezer Jacob Brasil

Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A.
Os números contidos nos gráficos de desempenho referem-se ao passado; o desempenho passado não é garantia de resultados futuros.
Cada analista de Macro Research é o principal responsável pelo conteúdo deste relatório e atesta que:
(i) todas as opiniões expressas refletem com precisão suas opiniões pessoais e eventual recomendação foi elaborada de forma independente, inclusive em relação ao Banco C6 S.A. e / ou suas afiliadas;
(ii) nenhuma parte de sua remuneração foi, está ou estará, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações específicas realizadas pelo analista.
Parte da remuneração do analista vem dos lucros do Banco C6 S.A. e / ou de suas afiliadas e, consequentemente, as receitas decorrem de transações mantidas pelo Banco C6 S.A. e / ou suas coligadas.
Este relatório foi preparado pelo Banco C6 S.A., uma instituição regulada por autoridades brasileiras.
O Banco C6 S.A. é responsável pela distribuição deste relatório no Brasil.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.