Leitura de 6 min

Saiba o que é cotação e seu impacto nos investimentos

A variação de câmbio do dólar e euro é um tipo de cotação de relevância internacional. Para entender melhor sobre o que é cotação e seu impacto em moedas e produtos, leia o texto.

Atualizado em

O que é cotação?
Como funciona a variação de câmbio

A cotação é o ato de precificar itens, fixando um valor que equilibra duas unidades. Quando falamos de câmbio, por exemplo,éuma forma de nivelar as economias de diferentes países, através das moedas. Mas também existe a cotação do arroz, da carne bovina, da soja, e muitos outros. A relação estabelecida então é entre uma unidade de dinheiro e o produto. Esse valor vai variar de acordo com a oferta e demanda.

Falando especificamente da cotação de câmbio, essa medida é relevante para compreender questões macroeconômicas. Ou ainda, em situações mais simples como uma viagem para o exterior – quando precisamos conhecer a moeda estrangeira e converter os reais brasileiros para conseguir consumir no local.

Para entender o que é cotação e como essa taxa pode variar ao longo do tempo, continue lendo.  

  • O que é cotação?
  • Como a cotação é feita?
  • O que é cotação do dólar e euro?
  • Como acompanhar a cotação das moedas?
  • Qual a importância de acompanhar a cotação?
  • O que influencia a cotação no mercado financeiro?
  • Como acontece a cotação de ações na prática?
  • Como fazer uma cotação no C6 Bank

Esses textos sobre compra de produtos e moedas também podem interessar: 

O que é cotação? 

Cotação é o ato de fixar um valor, precificar elementos e artigos. Ela serve tanto para o câmbio, como para outros ativos, como produtos agrícolas e pecuários ou produtos financeiros. Em suma, ela corresponde a um valor estabelecido para equiparar diferentes unidades.

No caso da cotação de câmbio, ela estabelece a relação entre países e moedas, levando em consideração aspectos políticos e econômicos. O principal componente da variação cambial é a oferta e demanda. Ou seja, quando mais pessoas compram reais, por exemplo, mais caro ele fica. Essa variação pode ocorrer por alguns fatores, como as taxas de juros dos países, questões econômicas, a elevação no preço de uma commodity, entre outros.  

O valor que determina o preço de uma moeda em relação a outra é chamado de taxa de câmbio. Por exemplo, se a taxa de câmbio do dólar é 4,75, isso quer dizer que um dólar equivale a R$4,75. 

Como a cotação é feita?

A cotação de uma moeda pode ser definida de duas maneiras: pelo mercado ou pelo governo. Quando a variação é definida pelo mercado, de acordo com as operações de compra e venda do dia, dizemos que é um câmbio flutuante.

Porém, o que pode acontecer é do governo, através do Banco Central (BC), interferir na cotação. Dessa forma, o valor das moedas vai depender das negociações realizadas pelo órgão, sendo assim um câmbio fixo.

No Brasil, adota-se o câmbio flutuante, mas com eventuais ajustes pelo governo. Isso significa que o governo não determina um preço para a moeda, mas pode vir a interferir em cenários de valorização ou desvalorização acentuada de modo a manter o equilíbrio econômico.

Essa prática vem sendo adotada por muitos países, com a atuação de autoridades monetárias na manutenção da taxa de câmbio.

O que é cotação do dólar e euro?

A cotação do dólar e do euro são dois exemplos de câmbios. Essas duas moedas pertencem a países de enorme influência econômica no plano mundial. Por isso, suas variações tendem a afetar o preço de muitos produtos.

Quando pesquisamos os valores dessas moedas, é normal nos depararmos com conceitos como o de câmbio turismo e comercial. O turismo é aquele adotado por bancos e outras instituições na venda de moedas para pessoas físicas.

O câmbio comercial, por sua vez, reflete a taxa média do mercado e a cotação usada em negociações de larga escala. Ou seja, quando falamos de euro comercial, por exemplo, o valor corresponde à tarifa cobrada nas importações e exportações com países que adotam a moeda.

A taxa comercial é bem mais baixa que a de turismo. No C6 Bank, adotamos a mais vantajosa – comercial – para as transferências internacionais na C6 Conta Global.

Como acompanhar a cotação das moedas?

Atualmente, a cotação das moedas pode ser acompanhada na internet com bastante facilidade.

Pela página principal da C6 Conta Global, você também encontra o nosso simulador de conversão de moedas. Nele, você encontra a cotação do euro e do dólar, somada às tarifas de IOF (1,1%) e o spread de câmbio em horário comercial.

Qual a importância de acompanhar a cotação?

Acompanhar a cotação das moedas é importante em vários momentos. Se você tem planos de fazer uma viagem para fora ou quer fazer uma compra de uma loja estrangeira, por exemplo.

Além disso, muitas pessoas também trabalham de casa para empresas internacionais, recebendo em moeda estrangeira. Nesse caso, verificar a cotação será sempre bom para conseguir as melhores conversões.

De maneira geral, estar atento às oscilações de câmbio global também é uma maneira de se informar sobre a situação global no âmbito político e econômico.

O que influencia a cotação no mercado financeiro?

As cotações financeiras são influenciadas pela lei da oferta e demanda. Quanto mais investidores compram ações de uma empresa, mais o valor dela tende a subir. Com maior demanda, vendedores conseguem cobrar preços mais altos. O contrário também ocorre, quanto maior a oferta, mais pessoas querendo vender seus ativos, mais o preço tende a cair.

Por trás desse raciocínio, no entanto, alguns fatores serão protagonistas. Se ocorre uma especulação a respeito de uma expansão de uma empresa ou de uma substituição na gestão, tais alterações podem ser vistas pelos acionistas de maneira positiva ou negativa.

Com tantos pontos em jogo, os investidores tentam prever possíveis alocações que beneficiem sua carteira. Esses movimentos muitas vezes levam a uma reação conjunta no mercado, sem nenhuma garantia de concretização.

Como acontece a cotação de ações na prática?

A cotação de ações na Bolsa de Valores acontece no home broker. Esse sistema é usado pelas corretoras – de bancos e demais instituições financeiras – para informar aos investidores o preço atual e o volume de compra e venda dos ativos.

Com ele, a pessoa consegue selecionar o número de lotes e o preço desejado na hora de comprar ações.

Como fazer uma cotação no C6 Bank 

Se você precisa fazer uma operação de câmbio, é preciso fechar câmbio com uma instituição financeira autorizada. No C6 Bank, você pode realizar cotações, compras, saques e remessas internacionais em dólar ou euro através da sua Conta Global.  

Se você já tem uma Conta Global, pode fazer operações de câmbio através do app do C6 Bank. A cotação é gerada automaticamente pelo aplicativo, de acordo com as oscilações em tempo real.  

Pessoas Jurídicas também podem operar no câmbio, através da mesa de câmbio – e o cadastro estará sujeito à análise.  

Além disso, também no app do C6 Bank, você pode acessar o C6 Invest e abrir uma conta em nossa corretora. Assim, você pode acompanhar as variações do mercado financeiro e investir em ações de empresas com bom potencial.

Esperamos que a leitura tenha ajudado você a entender melhor o conceito de cotação e como ela influencia moedas e ações. Bons investimentos.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Quer ler mais sobre moedas internacionais? Esses textos podem interessar: