Leitura de 4 min

O que é custo de oportunidade?

Existem 4 tipos de custos de oportunidade: aberto, fechado, contábil e ambiental

Atualizado em

Pessoa pesquisando no celular e no computador o que é custo de oportunidade

Já se perguntou o quanto você deixou de ganhar tomando alguma decisão? Essa quantia não ganha tem nome: é o famoso custo de oportunidade.

Neste post, vamos falar um pouco sobre esse importante conceito. Confira mais informações a seguir.

Relacionadas:

O que é custo de oportunidade?

Sempre que você faz uma escolha, está deixando de obter consequências que outras escolhas teriam. Quando essas consequências que você deixa de obter são benéficas, o nome dado a elas é custo de oportunidade.

É um conceito similar ao trade off, mas tem uma diferença sutil: enquanto o trade off consiste na escolha de uma alternativa em detrimento de outra, o custo de oportunidade é o nome dado às opções descartadas, bem como as consequências que viriam de forma subsequente à escolha dessas opções.

Além disso, enquanto o trade off costuma ser usado em contextos mais ligados à macroeconomia, o custo de oportunidade é um termo mais visto no âmbito dos investimentos e finanças pessoais. Quando você escolhe investir em uma ação em detrimento de outra, por exemplo, há um custo a se considerar nos rendimentos que você deixou de ter escolhendo outros ativos.

Como avaliar o custo de oportunidade?

Não existe um cálculo único. Cada oportunidade tem um custo próprio, que depende de fatores como os riscos envolvidos na escolha, bem como estimativas de lucro, por exemplo.

Às vezes, esse custo será perceptível: é o que se chama de custo de oportunidade aberto, quando os valores são mensuráveis e você consegue saber o que será perdido com determinada decisão. É o contrário do custo escondido, em que não é possível identificar com certeza o que deixou de ser ganho.

Existem também os custos de oportunidade contábil, quando uma empresa deixa de lucrar em razão de um investimento feito em detrimento de outro, e o ambiental, relativo ao ganho que se pode ter através da exploração de algum recurso natural.

Para que serve esse conceito?

O custo de oportunidade é uma ideia que pode ser aplicada a praticamente qualquer área de nossas vidas. Ao optar por uma certa operadora de celular, por exemplo, você perderá alguns benefícios oferecidos pelas outras operadoras.

No entanto, quando falamos de investimentos e finanças, o custo de oportunidade ganha maior proporção, tanto pelo calão das decisões tomadas quanto pelo custo monetário envolvido em muitas delas.

Nesses cenários, o conceito de custo de oportunidade pode ser aplicado, por exemplo, no caso de alguém que só deixa o dinheiro parado na poupança, e perde a oportunidade de investi-lo em algum ativo que poderia gerar um retorno maior do que o rendimento que ela tem.

Isso significa que quem não compreende bem esse conceito tende a não enxergar oportunidades melhores de rendimento, fazendo escolhas não otimizadas de onde injetar seu capital.

No entanto, vale lembrar: não necessariamente, a opção com o possível maior rendimento é a melhor para você. É sempre necessário levar em conta o seu perfil de investidor, bem como seus objetivos e metas financeiras. Nisso, nós podemos te ajudar.

C6 Invest

Analisar, entre tantos investimentos, qual tem o melhor custo de oportunidade pode ser cansativo. Pensando nisso, o C6 Bank projetou uma ferramenta feita para te ajudar, com o auxílio de muita tecnologia: o C6 Invest.

O C6 Invest é a plataforma de investimentos do C6 Bank. Nela, o investidor consegue escolher em quais produtos financeiros deseja colocar o seu dinheiro. As opções vão de CDBs a partir de R$ 20, passando por opções em fundos de renda fixa, ações, cambiais, multimercados e criptomoedas, bem como opções em renda variável, disponibilizando até mesmo a possibilidade de operar em mercados futuros.

Com o C6 TechInvest, você não precisa nem se preocupar com notícias, cotações ou balanços. Nosso algoritmo, com o auxílio de nossos especialistas e muita tecnologia, monitora constantemente as mudanças do mercado, ajustando automaticamente a carteira de investimentos que monta para você em busca da melhor rentabilidade, dentro do seu perfil. Dessa forma, você pode ficar despreocupado com a ideia de estar perdendo boas oportunidades: nós lidamos com isso.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: 3 coisas que ninguém conta sobre investimentos