• Início
  • Seu Bolso
  • CVM: o que é e qual sua importância para o mercado financeiro?

Leitura de 6 min

CVM: o que é e qual sua importância para o mercado financeiro?

A CVM é responsável pelo desenvolvimento, fiscalização e regulamentação do mercado financeiro. A autarquia adota diversas ações para promover esses princípios

Atualizado em

mulher negra mexendo em um notebook pesquisando o que é cvm, veste uma camisa social e tem cabelos curtos, usa óculos de grau.

O mercado financeiro é um ambiente bastante distinto: os agentes que o formam são muito diferentes entre si, com objetivos e perfis individuais. Não só isso, mas todas essas pessoas e entidade estão buscando seus próprios interesses. Por conta disso, esse setor se mostra complexo, podendo gerar eventuais conflitos de interesse – e é nesse ponto que atua a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Durante sua trajetória no universo dos investimentos, você com certeza irá se deparar com a CVM em algum momento, dada a sua grande importância nesse mercado. Pensando nisso, o C6 Bank preparou esta matéria para que, quando isso acontecer, você não seja pego de surpresa. Neste post, você irá aprender:

  • O que é CVM?
  • Qual a função da CVM?
  • Quais serviços estão disponíveis no site da CVM?

Está começando a investir? Clique nos links a seguir para aprender outras entidades importante para essa área:  

O que é CVM?  

Regulamentada pela Lei n° 6.385/1976, a CVM é uma entidade autárquica em regime especial vinculada ao Ministério da Economia, antigo Ministério da Fazenda. Sua missão é desenvolver, regular e fiscalizar o mercado brasileiro de valores mobiliários, se responsabilizando por atividades financeiras relacionadas a empresas, intermediários financeiros, pessoas físicas, entre outros.  

Além disso, é uma organização que preza pela proteção do interesse dos investidores, bem como pelo asseguramento de que haverá ampla divulgação de informações sobre os emissores e seus valores mobiliários.

O que são valores mobiliários?

Esse é um conceito altamente relevante, e de importante compreensão se estamos falando de uma comissão dedicada a ele. Quando falamos em “valores mobiliários”, nos referimos a títulos ou contratos de investimento coletivo ofertados publicamente e que geram direito de participação, parceria ou remuneração, inclusive resultante da prestação de serviços, e cujos rendimentos venham do esforço do empreendedor ou de terceiros.

Os exemplos mais populares de investimentos fiscalizados pela CVM são:

Quem compõe a CVM?

A Comissão é administrada por um Presidente e quatro Diretores, que são nomeados pelo Presidente da República. Esse conjunto administrativo recebe o nome de Colegiado CVM, e suas indicações precisam passar pela aprovação do Senado – além disso, os membros apontados devem ter reconhecida competência no que diz respeito ao mercado de capitais, bem como uma reputação íntegra.

Adicionalmente, o Superintendente Geral acompanha e coordena as atividades executivas da CVM auxiliado pelos demais Superintendentes, pelos Gerentes a eles subordinados e pelo Corpo Funcional.

Há, ainda, um suporte direto da Chefia de Gabinete, da Assessoria de Comunicação Social, da Assessoria Econômica e da Auditoria Interna ao Colegiado. Por fim, para completar a estrutura executiva da CVM, existem as Superintendências Regionais de São Paulo e Brasília.

Qual a função da CVM? 

No primeiro tópico do texto, explicitamos a missão da CVM enquanto entidade. Para cumprir essa missão, a comissão conta com uma série de atividades e atribuições, todas definidas por lei. Conheça algumas delas a seguir.

Estimular o mercado

Um dos principais objetivos estipulados para a CVM é o estímulo da formação de poupança e sua aplicação em valores mobiliários. Vale notar: “poupança”, neste caso, não se refere à caderneta. Na verdade, diz respeito ao ato de poupar, este sim muito importante para quem deseja aplicar o próprio dinheiro.

Em outras palavras, é papel da CVM estimular as pessoas a investir, fazendo esforços para tornar o mercado mais eficiente ou seguro, por exemplo.

Proteção ao investidor 

Por falar em segurança, uma das principais funções da CVM é precisamente proteger os investidores. Nesse caso, a prioridade vai ao investidor individual, que possui um menor poder econômico e necessita de maior segurança contra riscos. O reflexo dessas ações não se restringe à pequena escala, todavia: fazendo isso, a Comissão ajuda manter a confiabilidade do mercado de forma geral.

Para proporcionar essa proteção, a CVM busca fiscalizar emissões irregulares, bem como detectar atos ilegais em quaisquer patamares da estrutura do mercado – desde investidores até administradores e gestores de carteiras ou fundos.  Além disso, a comissão também enfatiza a divulgação de informações importantes para o investidor, tanto sobre os investimentos quanto sobre as empresas por trás dela.

Viabilizar o desenvolvimento do mercado de ações 

Uma das principais tarefas da Comissão é garantir e manter a efetividade do mercado. Portanto, possibilitar o seu funcionamento e desenvolver condições favoráveis para a expansão do mercado de ações são missões importantes da CVM.  

Também é função da Comissão estimular as aplicações permanentes em ações do capital social de companhias abertas, sob controle de capitais privados nacionais. Além disso, existem ainda outras funções previstas para a Comissão de Valores Mobiliários: 

  • Manter a competitividade de instituições financeiras;  
  • Garantir o funcionamento do mercado de bolsa e do mercado de balcão;  
  • Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado;  
  • Garantir a observância das condições de utilização de crédito estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional.  

Quais serviços estão disponíveis no site da CVM?

O site da CVM conta com dezenas de diferentes funções e serviços para os usuários. A lista completa pode ser consultada na seção da Comissão no gov.br – no entanto, há um serviço que gostaríamos de destacar: o de consulta a empresas.

Demonstramos, ao longo do texto, a preocupação que a CVM tem com a transparência e com a busca por um mercado financeiro mais seguro. Uma das formas utilizadas para isso é a disponibilização de um grande arquivo de referência que conta com informações a respeito de empresas, operadores autônomos e gestores de fundos.

Como consultar empresas no site da CVM

Para fazer essa consulta, o procedimento é bastante simples, exigindo apenas alguns passos:

  1. Primeiramente, acesse o site da CVM;
  2. Em seguida, clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela;
  3. Feito o login, é possível fazer a pesquisa utilizando a razão social ou denominação comercial da organização que você deseja consultar, ou mesmo pelo CPF/CNPJ.

Com os dados, o sistema mostra os resultados, que você pode selecionar para descobrir a situação da empresa em questão junto à CVM, bem como a data e a categoria do registro da companhia.

Qual sua importância para o mercado financeiro?

Conforme mencionamos, a missão da CVM gira em torno do desenvolvimento, regulamentação e fiscalização do mercado financeiro e de valores mobiliários. Ao defender esses princípios e adotar ações voltadas a eles, baseadas em transparência e equidade, a Comissão proporciona melhores condições para os investidores aqui localizados.

Seu trabalho também evita situações como a de monopólio, em que uma única empresa detém a maior parte do poder em um setor, o que pode gerar situações de concorrência injusta entre outros integrantes do mercado.

De forma geral, o papel desempenhado acaba por atrair novos investidores, fomentando o desenvolvimento dessa área e beneficiando a todos os envolvidos.

Agora você conhece melhor o que é a CVM, os serviços desempenhados por ela e sua importância para o mercado financeiro. Portanto, quando se deparar com essa instituição na sua vida de investidor, não será pego de surpresa.

Gostaria de ler outros conteúdos sobre investimentos? Confira esses que separamos para você:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.