• Início
  • Seu Bolso
  • Dia dos Pais: 6 ensinamentos financeiros para dar aos seus filhos

Leitura de 7 min

Dia dos Pais: 6 ensinamentos financeiros para dar aos seus filhos

Use o Dia dos Pais como oportunidade de semear a educação financeira – não há como comprar o presente que você irá receber no futuro

Atualizado em

Pai abraçando os filhos após dar dicas financeiras no Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando. A data, tradicionalmente, é conhecida por ser um momento de confraternização, agradecimentos e de presentear aqueles que auxiliaram na nossa criação. Nesse cenário, alguns presentes não podem ser comprados. O prazer de ver que seu filho entendeu as lições que lhe foram dadas ao longo da vida, por exemplo, é algo que vale muito.

Pensando nisso, o C6 Bank buscou uma abordagem diferente. Neste post, queremos oferecer a todos os pais algumas dicas financeiras para dar aos filhos, a fim de ajudar a cultivar desde cedo uma mentalidade que, no futuro, será um grande presente. Ao longo do post a seguir, você lerá sobre os seguintes tópicos:

  • Por que usar o Dia dos Pais para promover a educação financeira?
  • Dicas financeiras para dar ao seu filho no Dia dos Pais
    • Mostre a diferença entre desejo e necessidade
    • Estimule a autonomia e a autoestima
    • Torne a economia parte do cotidiano
    • Adote uma mesada educativa
    • Tenha a escola como aliada
    • Utilize a tecnologia a seu favor

Gostaria de ler outros conteúdos sobre educação financeira para jovens? Confira alguns que separamos para você:

Por que usar o Dia dos Pais para promover a educação financeira?

Todo pai sabe: quando o primeiro filho chega, ele vem acompanhado de uma série de expectativas, responsabilidades, receios, sonhos, entre muitas outras sensações que se misturam. Todos eles se relacionam a um objetivo central: o de que a criança seja uma boa pessoa, que seja feliz, traga felicidade para aqueles ao redor dele e conquiste também os seus próprios sonhos.  

Querendo ou não, muitas dessas coisas dizem respeito a dinheiro. Apesar de não ser possível comprar a felicidade, é fato que boas condições de vida têm sua influência na nossa capacidade de sermos felizes. Nesse sentido, bons ensinamentos e dicas financeiras são uma forma de nortear seu filho, ajudá-lo a entender o valor do dinheiro para que, no futuro, ele consiga atingir os próprios objetivos de maneira saudável, vivendo uma vida zelosa e responsável.

O Mapa de Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil divulgado pelo Serasa em maio de 2022 mostrou que existem mais de 66 milhões de pessoas em situação de inadimplência no país. Os principais tipos de dívida são: banco/cartão (28,18%), contas básicas (22,74%) e varejo (12,50%). Promover a educação financeira entre os pequenos, sob esse ponto de vista, também pode ser uma forma de ajudar a alterar esse cenário no longo prazo.

Dicas financeiras para dar ao seu filho no Dia dos Pais

A seguir, confira algumas dicas e ensinamentos que o C6 Bank separou e que você pode passar ao seu filho para ajudá-lo a entender a importância de uma vida financeira saudável.

Mostre a diferença entre desejo e necessidade

O dia a dia é repleto de escolhas. Algumas delas são necessárias, como compras básicas e itens indispensáveis. No entanto, é relativamente fácil confundir compras compulsivas com necessárias: muitas pessoas, especialmente as mais jovens, sentem que esse ímpeto de aquisição é uma necessidade, o que pode levar a gastos impensados.

É importante mostrar, desde cedo, o que é realmente necessário e deve ser priorizado, além de reforçar que nem todos os desejos podem ser atendidos – o que não significa que nenhum possa: o caminho é buscar um equilíbrio.

Estimule a autonomia e a autoestima

Apesar de os pais terem um papel importante no controle e na sustentabilidade financeira dos filhos durante parte da vida, é sempre importante incentivar a autonomia deles. Talvez isso represente algumas frustrações no meio do caminho, mas a longo prazo eles estarão mais preparados para lidarem com situações que exigirão habilidade para serem gerenciadas.

Uma superproteção pode até fazê-lo se sentir confortável no núcleo familiar, mas também pode gerar um sentimento de insuficiência diante de cenários que exigirão autonomia. Esse tipo de educação pode ser feito através de elogios, reconhecimento e incentivos – no caso das finanças, em relação a boas decisões que eles tomarem, por exemplo.

Torne a economia parte do cotidiano

É positivo pedir para que ele apague a luz ao sair de um cômodo, fazer questionamentos sobre desejos potencialmente supérfluos – quem nunca ouviu um “você acha que dinheiro dá em árvore?” –, entre outros tipos de atitudes e reflexões que podem ser feitas a qualquer dia – incluindo o Dia dos Pais.

Esse tipo de ação ajuda a criança ou jovem a entender que existem maneiras extremamente simples de poupar e reduzir as despesas no fim do mês, além de estimular um senso de responsabilidade para com as finanças.

Adote uma mesada educativa

Essa é uma forma de fazer com que os conhecimentos adquiridos através das dicas anteriores sejam colocados em prática. A mesada educativa nada mais é do que uma quantidade de dinheiro fornecida sob determinada frequência para o filho, planejada e estipulada de forma a educar, representando mais do que um dinheiro que o jovem pode gastar como quiser.

Tendo uma pequena quantia disponível, seu filho precisará fazer tudo que mencionamos anteriormente: medir o que é uma necessidade e o que é apenas um desejo momentâneo – afinal, seu orçamento é limitado –, utilizar sua autonomia para tomar as decisões relativas ao seu dinheiro e, ao mesmo tempo, inserir a vivência financeira no cotidiano.

Em relação ao valor a ser fornecido, uma boa sugestão é fazer a soma de todos os custos que seu filho tem ao longo de determinado período e, então dar uma fração desse valor como mesada. Isso o auxiliará a lidar com o conceito de economia e, ao mesmo tempo, reconhecer o valor que o dinheiro tem.

Tenha a escola como aliada

Desde 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) inclui a educação financeira como tema a ser tratado no ambiente escolar. Por conta disso, as crianças e jovens têm tido contato cada vez mais contato com essas questões, e aprendem valores relacionados desde cedo.

Para os pais, pode ser benéfico acompanhar os estudos dos filhos e aproveitar temas tratados nas aulas aplicando-os na prática, o que facilita o aprendizado deles. Se você vir que ele está estudando sobre determinado conteúdo, tente trazer esse conhecimento para o cotidiano dele, auxiliando-o a vivenciar o que aprendeu.

Utilize a tecnologia a seu favor

A educação financeira não é um processo fácil, nós sabemos. Por isso, o C6 Bank tem para você um presente de Dia dos Pais que você não irá achar em lugar nenhum: o C6 Yellow. Trata-se de um tipo de conta projetado especialmente para os menores de idade, que dá a eles autonomia e educação através de um serviço totalmente personalizado – ao mesmo tempo em que mantém a segurança e o seu controle.

Com a conta C6 Yellow, pais e crianças podem usufruir de uma proposta de educação financeira: o Investir por Objetivos. Na ferramenta, a criança pode definir até 3 metas ou sonhos e aplicar a partir de R$ 10 em um CDB Liquidez Diária que rende 102% do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). 

É só abrir a conta no nome do jovem e, em seguida, os responsáveis passam por receber via SMS notificações de todas as compras que são feitas com o cartão Yellow. Além disso, há a possibilidade de solicitar extrato da conta, para que você tenha a tranquilidade de que seu filho está aplicando os conhecimentos fornecidos.

A conta também permite o envio da mesada educativa, além de enviar e receber Pix e fazer operações com cartão de débito – tudo de maneira totalmente gratuita. Vale notar, ainda, que o cartão é personalizado, com 5 opções de cores (amarelo, azul, verde, rosa pink ou laranja), além de contar com a tecnologia de pagamento por aproximação.

Para abrir uma conta Yellow, basta seguir o passo a passo:

  1. Toque em “Todos” no menu de acesso rápido presente na tela inicial do app do C6 Bank;
  2. Em seguida, selecione “C6 Yellow”, preencha as informações solicitadas sobre seu filho e confirme;
  3. Na sequência, seu filho receberá um link de instalação do app C6 Yellow, diferente do aplicativo principal do C6 Bank;
  4. Durante a abertura da conta, será solicitada uma selfie do jovem, que deve ser aprovada pelo responsável para garantir a segurança da operação.

Pronto! Ao final, a conta estará pronta para uso e você já poderá fazer a primeira transferência.

Esperamos que você tenha aproveitado esse conteúdo e que o utilize para tornar seu Dia dos Pais ainda mais proveitoso. E para quem ainda deseja comprar algum mimo para o pai, vale dar uma conferida na C6 Store: são milhares de produtos com descontos de até 50%, além de cupons exclusivos.

Quer ver mais dicas de educação financeira? Aproveite para conferir também:

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital, peça seu cartão sem anuidade (sujeito a análise) com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.