Seu Bolso

Dicas para comprar passagens aéreas

Passagens aéreas podem representar um grande gasto no orçamento de uma viagem, mas é possível economizar através de flexibilidade e outras dicas


Mulher levando mala para viajar após ler dicas para comprar passagens aéreas

Muita gente gosta de viajar, mas não é todo mundo que consegue arcar com os custos cada vez maiores na hora de comprar passagens aéreas. Saber economizar pode fazer uma grande diferença no seu orçamento, e é possível gastar menos apenas adotando algumas dicas simples.

Confira a seguir algumas das ideias que separamos para quem deseja economizar mais na hora de viajar.

Relacionadas:

Dicas para comprar passagens aéreas

O valor da passagem é, muitas vezes, um dos maiores gastos em uma viagem, mais até mesmo do que estadia ou alimentação. Dependendo da localidade, o preço pode chegar aos milhares de reais, pesando bastante no orçamento e planejamento financeiro de quem faz a compra. Aqui estão algumas sugestões para reduzir o impacto desse gasto no seu bolso:

Dê preferência a viagens planejadas com antecedência

Grande parte das pessoas já fez uma viagem que não tinha sido planejada, e muitos podem até dizer que preferem esse tipo de experiência em função de sua imprevisibilidade e da sensação de adrenalina. No entanto, viajar dessa forma pode significar gastos maiores.

A tendência é que, quanto mais próximo da data de viagem você procurar passagens, mais caras elas estarão. Por isso, o ideal é planejar quando irá viajar e começar a busca com no mínimo um mês de antecedência.

Esteja disposto a optar por escolhas alternativas

Tudo que for preferido por muita gente tem a tendência a sair mais caro. Se você decide viajar em período de férias, por exemplo, precisa estar consciente de que os preços estarão em alta, porque muitas pessoas estarão viajando ao mesmo tempo.

Isso não vale só para o momento da viagem, no entanto. O horário do voo também pode impactar o preço: muitas pessoas não gostam de viajar de madrugada ou muito, por exemplo. A tendência é que, nesses horários, você consiga comprar passagens aéreas mais baratas.

Até o local pode influenciar os custos: aeroportos mais distantes dos centros comerciais, de forma geral, tendem a cobrar passagens menos caras. Porém, caso escolha um aeroporto mais distante, vale verificar com antecedência como será o seu deslocamento até a hospedagem e se acarretará gastos maiores.

Procure descontos

Mesmo que não haja nenhuma promoção disponível no dia em que você procurou, tente novamente em outras ocasiões. Além disso, faça uma boa pesquisa de preços, consultando múltiplos sites de passagens aéreas: mesmo que você não encontre descontos incríveis, ganha a possibilidade de comparar preços e escolher o mais em conta para você.

Cadastre-se para receber alertas de preço

Apesar de ser muito importante ficar de olho em promoções e pesquisar bastante, a verdade é que muitas pessoas não conseguem dedicar tanto tempo a essa busca. Felizmente, existem mecanismos feitos para evitar que você perca essas oportunidades.

Muitas plataformas contam com sistemas de alerta de preço, projetados para identificar baixas nos valores e notificar os usuários assim que elas acontecem. Nesses momentos é importante ser rápido: quando aparece alguma oportunidade com preço muito baixo, os sites tendem a ficar congestionados e as passagens se esgotam rapidamente.  

Use e abuse de programas de fidelidade e milhas

Muitas companhias aéreas oferecem descontos para clientes com fidelidade, ou que pelo menos usam a mesma companhia para ir e voltar de uma viagem.

Além disso, milhas podem ajudar a economizar na hora de comprar passagens aéreas, podendo ser trocadas por descontos ou utilizadas como moeda de pagamento.

No C6 Bank, além de poder trocar seus pontos Átomos por passagens aéreas, você pode realizar a transferência de pontos para os principais programas de milhas, como Latam Pass, Smiles, TudoAzul e TAP.

Para fazer a transferência, basta seguir o passo a passo:

  1. Acesse o app do C6 Bank;
  2. Abra a C6 Store;
  3. No menu, escolha “Viagens”;
  4. Toque em “Transferência entre programas”;
  5. Escolha o programa para qual deseja transferir seus pontos;
  6. Toque em “Resgatar pontos”. Pronto!

No aplicativo é possível conferir as informações sobre cada programa e como funciona a transferência.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como funcionam os planos de aceleração do Programa Átomos