Guia do Investidor

Diversificação de investimentos: por que é tão importante?

Maioria dos brasileiros ainda não diversifica os investimentos; entenda os benefícios de uma carteira diversificada


Mulher negra sorrindo com grupo de homens ao fundo discutindo sobre diversificação de ações

Pesquisa do C6 Bank encomendada ao Ipec mostra que a maioria dos brasileiros não diversifica os investimentos pessoais. Enquanto 28% dos entrevistados disseram colocar tudo o que possuem em apenas um tipo de produto, outros 30% afirmam concentrar a maioria de seus recursos em uma única aplicação. E você, sabe qual é a importância da diversificação de investimentos?

Liao Yu Chieh, educador financeiro aqui do C6 Bank, diz que “ao diversificar, o investidor dilui os riscos e ainda potencializa seus retornos”. Neste post, vamos falar sobre essa prática, fundamental para que você tenha sucesso nos seus investimentos. Confira mais informações a seguir.

Relacionadas:

Pesquisa C6 Bank/Ipec

A pesquisa C6 Bank/Ipec foi realizada entre os dias 17 e 23 de fevereiro de 2022 com 2.000 brasileiros das classes A, B e C com acesso à internet. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa também revelou outros pontos sobre os hábitos de investimento dos brasileiros.

Outro sinal da baixa diversificação em suas aplicações é que apenas 28% disseram investir na Bolsa de Valores. Desse total, 46% possuem ações de menos de 5 empresas. 26% possuem papéis de 6 a 10 companhias e somente 13% têm ações de mais de 10 empresas. Outros 5% não sabem de quantas empresas possuem ações.

A importância da diversificação de investimentos

Ao concentrar todo seu dinheiro em uma única aplicação, você fica exposto a qualquer evento que possa impactar esse investimento escolhido. Imagine todos os seus recursos investidos em uma única ação na Bolsa, e então o preço dessa ação cai. Para o investidor isso é um desastre, pois o dinheiro investido se desvaloriza junto.

Diversificar, no entanto, não significa atirar para todos os lados e investir em qualquer ativo. É necessário ter estratégia e fazer suas escolhas de investimento visando o equilíbrio. Além disso, deve-se sempre levar em consideração se o investimento está de acordo com o seu perfil de investidor e com os seus objetivos.

Como dissemos, a diversificação não torna o investidor imune a perdas. Alguns investimentos ainda irão se desvalorizar e trazer perdas, mas há uma chance muito maior de outros investimentos compensarem essa instabilidade.

Como o C6 Bank pode te ajudar com a diversificação de investimentos

No C6 Bank temos uma ferramenta para te ajudar nesse processo de diversificar sua carteira: o C6 TechInvest.

O C6 TechInvest é a assessoria de investimentos do C6 Bank, feita por meio do nosso app. Lá, você tem a oportunidade de descobrir o seu perfil de investidor, por meio do suitability, e de receber uma carteira de investimentos diversificada e personalizada para você, de acordo com o perfil que fizemos a partir das suas respostas.

Essa carteira é rebalanceada automaticamente, com a ajuda de algoritmos que acompanham o mercado e os ativos presentes no C6 TechInvest. Com base nessas informações, nossa equipe de especialistas revisa e ajusta a sua carteira quando necessário. Sempre visando o máximo de retorno dentro do risco que você está disposto a correr.

Ele foi pensado para qualquer tipo de investidor, do iniciante ao experiente. Por conta disso, a aplicação mínima é de R$ 1.000.

Ainda não está usando o C6 Bank? Baixe o app, abra sua conta digital gratuita, peça seu cartão sem anuidade com a cor que quiser e aproveite um banco completo com tudo em um só app.

Leia também: Como analisar os riscos de um investimento?